Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Educação

Saúde

HIV/aids

Proteção de Crianças e Adolescentes

Adolescentes

Esportes e Lazer

Emergência em Roraima

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Cooperação Horizontal Sul-Sul

A cooperação sul-sul é uma estratégia global do UNICEF para fomentar, com equidade, o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo. Promove a troca de experiências bem-sucedidas e de conhecimentos técnicos que possam auxiliar países em desenvolvimento a implementar políticas e programas para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo; a erradicação da pobreza; a segurança alimentar; o aumento de poder de meninas e mulheres; a garantia de direitos humanos; entre outras modalidades. Tais trocas de conhecimentos técnicos, experiências e boas práticas abrem espaço para canais de diálogo e aprendizado mútuo entre países.

O escritório do UNICEF no Brasil é o único que possui uma unidade especialmente dedicada à promoção de cooperação sul-sul. Para a implementação do programa, um Memorando de Entendimento foi assinado entre o Governo do Brasil e o UNICEF para a Cooperação Horizontal Sul-Sul em 2011, estabelecendo as bases para a implementação de programas específicos de cooperação técnica e atividades relacionadas aos direitos, com equidade, das crianças, dos adolescentes e das mulheres.

O UNICEF trabalha de acordo com as prioridades nacionais para crianças, adolescentes e mulheres, consolidando as atividades de cooperação técnica trilateral e humanitária entre países em desenvolvimento. Para a implementação do programa, a Unidade de Cooperação Horizontal Sul-Sul trabalha a partir de três estratégias:

  1. Desenvolvimento das Políticas Brasileiras de Cooperação Horizontal Sul-Sul, dando destaque às crianças: o UNICEF apoia a agenda de cooperação sul-sul do governo brasileiro em níveis nacionais e subnacionais, defendendo as questões que afetam crianças para garantir a aprendizagem global de experiências e inovações brasileiras para o desenvolvimento inclusivo.
  2. Programas de Cooperação Horizontal Sul-Sul com parceiros: o UNICEF trabalha em parceria com o governo brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal para identificar novas oportunidades para o estabelecimento de alianças estratégicas que servirão como quadros para a identificação, formulação e implementação de apoio à capacitação e apoio técnico por meio de projetos de Cooperação Horizontal Sul-Sul com diversos parceiros e com apoio técnico e não técnico do Brasil.
  3. Gestão do conhecimento: o UNICEF no Brasil está trabalhando para fortalecer a gestão de conhecimento por meio da documentação e compartilhamento de boas práticas e inovações adaptáveis a outros países que desejem aprender com as soluções inovadoras brasileiras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O UNICEF e o Governo do Brasil trabalham em parceria global para assegurar o direito de todas as crianças a educação, nutrição adequada, água potável, saneamento básico, saúde e para que estejam protegidas da discriminação, exploração, violência e abuso.

O escritório do UNICEF no Brasil facilita a troca de conhecimentos e experiências bem-sucedidas para assegurar que os direitos das crianças, dos adolescentes e suas famílias estejam no centro da agenda de cooperação sul-sul, apoiando também a adaptação, reprodução e implementação de projetos por meio da inovação, desenvolvimento de estratégias e de capacidades no países beneficiários de forma a auxiliá-los a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e construir uma agenda global que reflita as necessidades de países em desenvolvimento.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69 

and