Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Educação

Saúde

HIV/aids

Proteção de Crianças e Adolescentes

Adolescentes

Esportes e Lazer

Emergência em Roraima

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Fora da escola não pode!

INCLUSÃO ESCOLAR

Situação do Brasil
No Brasil, 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. O problema é mais grave entre as crianças de 4 e 5 anos, que deveriam estar na pré-escola, e entre os adolescentes de 15 a 17 anos, que tinham de estar no ensino médio.
Há 10 anos, o UNICEF vem alertando o Brasil sobre a exclusão escolar. De lá para cá, houve avanços. O percentual de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola caiu de 11% para 6,5%, mas o desafio da universalização da educação básica não está superado.
Os fatores de exclusão escolar são diversos e ultrapassam os muros da escola. A exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas vindos das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos constitucionais. Grande parte deles nem sequer procura a escola em busca de vagas.
Não adianta, portanto, apenas ofertar a matrícula. Para reverter a exclusão escolar, é necessário envolver diferentes áreas – Educação, Saúde e Assistência Social, entre outras – para encontrar, levar para a escola e garantir a permanência e a aprendizagem de cada menino e menina.


A CONTRIBUIÇÃO DO UNICEF
O UNICEF conecta Estados, municípios e toda a sociedade para identificar e levar para a sala de aula 2,8 milhões de meninos e meninas que estão fora da escola. Por meio de tecnologias inovadoras e de sua atuação nos municípios, entende os desafios locais e contribui para revertê-los.

Busca Ativa Escolar: Saiba mais sobre a tecnologia social e a plataforma gratuita para enfrentar a exclusão escolar do UNICEF e seus parceiros.

Mais do que o nome da iniciativa desenvolvida no Brasil desde 2010 pelo UNICEF e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o mote Fora da Escola Não Pode! é um alerta para que nenhum de nós tolere essa situação.


Folder – versão inclusiva – Com narração audiodescritiva, legendagem e tradução em Libras.

Para saber mais, acesse www.foradaescolanaopode.org.br! Nesse webdocumentário, você encontrará:

  • Dados sobre a situação da exclusão escolar em cada município brasileiro (base: 2010).
  • Vídeos que mostram algumas iniciativas de sucesso na luta contra esse problema.
  • Informações sobre os motivos da exclusão e o contexto social e político do fenômeno.
  • Espaço de interação e debate.
  • Links para publicações e materiais de divulgação da campanha.

###

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

 

 

 

 

Biblioteca








unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69 

and