Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em Vitória (ES)
De jovem para jovem, o projeto realiza ações de prevenção, testagem, aconselhamento e diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis

Realizado pelo UNICEF e pela Associação Gold, em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Secretaria Estadual de Saúde, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem visa prevenir HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre adolescentes e jovens da capital capixaba.
Atuando em locais frequentados pela juventude mais vulnerável, a proposta é identificar jovens e adolescentes infectados por meio da testagem rápida, por amostra fluído oral, além de levar ações de prevenção, aconselhamento, adesão ao tratamento e promoção dos direitos humanos.
Histórico
A fim de contribuir com a resposta à epidemia de HIV/aids e outras ISTs no Brasil, o UNICEF iniciou, no ano de 2013, em Fortaleza (CE), o projeto piloto “Fique Sabendo Jovem”. Tendo como público principal adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade – homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis, transexuais e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A implementação se deu em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, organizações não governamentais e redes de adolescentes e jovens.
Após dois anos de sólidos resultados, a iniciativa seguiu para Porto Alegre (RS) em 2015 e, posteriormente, foi implementada – já com o nome de Viva Melhor Sabendo Jovem – nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA) e Salvador (BA). O Vivendo Melhor Sabendo Jovem chegou a Vitória (ES) no final de 2019 e vem trabalhando em ações de campo desde então.