Núcleo de Cidadania de Adolescentes no Rio de Janeiro
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) deve impactar a inclusão socioprodutiva e saúde mental de 600 adolescentes e jovens na Pavuna, Rio de Janeiro, como parte da #AgendaCidadeUNICEF 2022-2024

Promover o direito à participação, à cidade, à mobilidade segura, bem como a oportunidades de educação, trabalho e saúde integral, é a razão de ser do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), articulado na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma iniciativa do UNICEF em parceria técnica com o Cedaps, o projeto começou em 2023 e integra a #AgendaCidadeUNICEF, fazendo parte da parceria estratégica global do UNICEF com a Fundação Abertis.
O Nuca reúne adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, que, juntos, refletem sobre seus territórios e pensam soluções para o desenvolvimento da juventude local, por meio de ações de formação e incidência política.
A partir do uso e disseminação de ferramentas propostas pelo UNICEF, dois grupos de 30 integrantes estão sendo apoiados a elaborar e implementar planos de ação, compartilhando ao final os resultados atingidos. No decorrer dos meses, participam de um processo formativo para discutir e promover ações ligadas às temáticas de inclusão socioprodutiva e saúde mental, além do tema transversal da mobilidade urbana.
Até dezembro de 2023, espera-se que o Nuca possa alcançar mais 600 adolescentes e jovens do território. Em paralelo, a parceria com o Cedaps também vai mapear e fortalecer organizações de base comunitária atuantes na Pavuna, buscando expandir oportunidades para crianças e adolescentes no território.
História que inspira