“A nossa prioridade é a vacina”
Trabalhando há mais de 20 anos como agente comunitária de saúde, Lindalva de Freitas conhece de perto a realidade dos moradores da Colônia Antônio Aleixo, na periferia de Manaus

Quando anda pelas ruas do bairro Colônia Antônio Aleixo, na periferia de Manaus, no Estado do Amazonas, Lindalva de Freitas cumprimenta as pessoas com um aceno e um sorriso. Por onde passa, seu nome e seu trabalho já são conhecidos pelas pessoas que moram ali.
Há mais de 20 anos, Lindalva atua como agente comunitária na Unidade de Saúde da Família do Lago do Aleixo. Todos os dias, percorre ruas, sobe e desce morros, equilibra-se em pontes improvisadas de madeira e, quando precisa, atravessa o rio de canoa. Tudo para fazer visitas domiciliares e acompanhar a saúde das famílias que moram no local.
Durante as visitas, Lindalva avalia a Caderneta da Criança, a situação vacinal , orienta para marcação de consulta com enfermeiros ou médicos disponíveis da Unidade de Saúde do bairro e faz acompanhamento das condicionalidades na área de saúde para o recebimento do Bolsa Família.
O trabalho de Lindalva e de outros agentes comunitários de saúde tem sido fundamental para o mapeamento de crianças com a vacinação em atraso, ou sem nenhuma vacina, e o enfrentamento da queda da cobertura vacinal.

“A gente sabe que a vacina é importante para a saúde da criança, mas muitos pais deixam atrasar por não ter tempo, porque têm que trabalhar, não têm dinheiro, não têm como vir à Unidade de Saúde. Então nosso trabalho precisa ser diariamente buscar por essas famílias”, diz ela.
Quando as famílias abrem as portas das suas casas e recebem Lindalva, escutam com atenção as orientações que ela dá, que vão desde ficar atento às datas que devem vacinar as crianças até como cuidar da água que todos da casa estão consumindo.

“A prioridade para nós é a vacina. Mas, para muitas famílias que não têm condições financeiras, o mais importante é comer. É a realidade que a gente vê”, explica Lindalva. “O nosso trabalho é orientar e informar. Às vezes, a gente sai a campo levando a enfermeira e, quando vê, há muitas crianças com vacinas atrasadas. Então, a gente sai com as caixas e leva a vacina domiciliar, para vacinar quem precisa”, conta.
#AgendaCidadeUNICEF
O bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus (AM), faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. O projeto visa ao estabelecimento de políticas públicas nos próximos três anos para crianças e adolescentes que residem no local.
A #AgendaCidadeUNICEF integra metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promove a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.