“Não precisamos de muito para sermos felizes”
Julio Cesar, de 18 anos, tem refletido mais sobre o território da Cidade Tiradentes a partir dos debates promovidos pelo Nuca do qual faz parte
Morando com a mãe, Julio Cesar dos Santos Silva, de 18 anos, acredita que o fato de ter sido criado na Cidade Tiradentes, localizada no extremo leste da capital paulista, o fez pensar que a felicidade está nas coisas simples. “Aqui no bairro não pode faltar aquele jogo de futebol, ou um basquete, até andar por aí, mesmo sem dinheiro, andamos e conversamos”.
Julio, que vive no território desde que era criança, tem agora observado o local de maneira mais ampla. Isso porque ele faz parte do primeiro Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Cidade Tiradentes, fruto do projeto “Artivistas em Construção” – uma iniciativa do UNICEF, com parceria estratégica da Fundação Abertis e com parceria de implementação do Instituto Pombas Urbanas.
O Nuca, que faz parte das ações da #AgendaCidadeUNICEF em São Paulo, reúne adolescentes e jovens para propor debates sobre assuntos que desafiam questões de diferentes temáticas, como, por exemplo, a inclusão no mundo do trabalho, a prevenção de violência e a mobilidade na juventude. A partir desses debates, adolescentes e jovens criam estratégias de incidência com recursos artísticos, visuais e de comunicação.
Com os encontros do Nuca, Julio passou a observar mais as necessidades de melhoria no território. Uma delas foi o tema do consumo de drogas que afeta muitos jovens e que, na sua visão, está ligado à falta de oportunidades de trabalho e à ausência de políticas públicas.
“Sempre há uma pessoa no seu ciclo que faz algo do tipo. Infelizmente já tive amigo que morreu por entrar nesse ciclo. Minha criação sempre me mostrou que havia outras possibilidades. Minha mãe sempre falou isso”. Julio pensa que o poder público precisa se voltar para esse assunto. “Aqui na Tiradentes existe muito artista e ninguém conhece. Conheço muitas pessoas que dançam, cantam, fazem grafite ou tocam algum instrumento, mas não [são] valorizados. Ter oportunidade para mudar este cenário é sempre bom”, completa.
Recentemente, Julio e outros integrantes do Nuca se reuniram para incidir politicamente para a construção de um Instituto Federal de Educação Superior no território. Eles se juntaram a outros jovens, organizações sociais e líderes comunitários, participando de audiências públicas e encontros para discutir o tema.
“Imagina se a gente consegue ter uma unidade desse porte aqui no bairro. Isso mudaria a perspectiva de estudo das pessoas que vivem aqui. Estudar não seria sinônimo de percorrer longas distâncias”, reflete.
Sonhando em ser advogado um dia, Julio pretende agora priorizar a conclusão dos seus estudos, enquanto debate sobre temas de importância para a Cidade Tiradentes e aproveita as coisas simples que gosta de fazer, principalmente aquelas que envolvem música e dança.
“Danço praticamente de tudo. Desde pequeno sempre tive um apego muito grande com música. Tenho ouvido bastante ‘Murder on My Mind’, do Melly. É um rap que fala de coisas bem próximas da minha realidade”, conta Julio.
Realizada na Cidade Tiradentes, território prioritário da #AgendaCidadeUNICEF na capital paulista, a iniciativa “Artivistas em Construção” visa promover a participação cidadã de adolescentes e jovens e, em 2022, fomentou a criação do primeiro Núcleo de Cidadania de Adolescentes local (Nuca CT), formado por jovens lideranças engajadas na discussão e na proposição de políticas públicas para o território.