Eu gosto de fruta!

Atividades da 5ª Semana do Bebê do Recife incentivam o consumo de alimentos saudáveis

UNICEF Brasil
menino com olhos vendados prova uma fruta dada por uma profissional de saúde. Outras crianças estão em volta dele.
UNICEF/BRZ/Alcione Ferreira

26 maio 2019

Entre os dias 20 e 26 de maio de 2019, o debate sobre alimentação saudável tomou conta da capital pernambucana. Apresentando o tema "Alimentar o presente é cuidar do futuro", a 5ª Semana do Bebê do Recife abordou a questão da nutrição e também a importância do afeto e de se priorizar o desenvolvimento na primeira infância. Foram mais de 1.100 atividades realizadas em vários locais.

Essa última edição trouxe o diferencial de envolver todas as secretarias municipais, além de engajar a sociedade civil também. A Secretaria de Habitação se juntou à agenda pela primeira vez.

Em parceria com o UNICEF e o Conselho Regional de Nutricionistas, a Secretaria levou jogos recreativos, oficina sensorial de degustação de frutas e teatro infantil para conjuntos habitacionais do município.

Heitor, 1 ano, come um pedaço de melancia. A fruta está sendo dada por uma profissional de saúde que aparece de costas na foto.
UNICEF/BRZ/Alcione Ferreira

No Conjunto Habitacional Padre Miguel, cerca de 30 crianças se divertiram bastante enquanto aprendiam as características e os benefícios das frutas. Durante a oficina de degustação, Heitor Assis, de 1 ano, provou melancia pela primeira vez. E adorou!

Arthur Moura, 4 anos, começou a compartilhar com todos a sua fruta favorita: banana! E as mães aprovaram a ação por compreender como uma contribuição importante na educação e no desenvolvimento das crianças.

“A gente sempre conversa, explica. Mas, quando a informação vem da creche ou de ações como esta, é muito importante; nos ajuda a educar”, disse Edicleide da Silva, mãe de Mileena Sofia da Silva, de 6 anos.

Mileena, 6 anos, olha para a câmera e sorri, enquanto segura uma laranja e uma banana. Ela veste uma camiseta rosa.
UNICEF/BRZ/Alcione Ferreira

A secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, afirmou que toda a equipe estava envolvida na Semana do Bebê. “Esta edição da Semana do Bebê teve o diferencial de envolver todas as secretarias e nós aproveitamos a oportunidade para trazer essa temática tão importante para discutir com as famílias e as crianças”, destacou. 

Semana do Bebê – A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.