Estudando, meu futuro vai pra frente
Anthony Gabriel ficou dois anos em atraso escolar, mas encontrou apoio e recuperou a aprendizagem por meio do Trajetórias de Sucesso Escolar

“É muito bom a escola, porque, se não fosse a escola, eu não saberia ler, não saberia escrever, não saberia nada”, diz Anthony Gabriel Oliveira Santos, 12 anos, de Aracaju, Sergipe. Com um sorriso no rosto e uma paixão por português e matemática, o adolescente vinha de um histórico de atraso escolar e agora está conseguindo recuperar a aprendizagem e avançar por meio da iniciativa do UNICEF Trajetórias de Sucesso Escolar, para reduzir a distorção idade-série e retomar os estudos.
Atualmente, Anthony cursa o 5º ano na Escola Estadual Professora Cecinha Melo Costa e por questões familiares ficou dois anos em atraso escolar. “No terceiro ano, eu não sabia ler e o professor me ensinou. Ele fez uma historinha para eu ler e aos poucos comecei a aprender, agora já estou lendo melhor e textos maiores”, conta o menino. “É só estudar e correr atrás do seu sonho, estudando, meu futuro vai pra frente”, conclui.
“Anthony se desenvolveu muito. Ele chegou no começo do ano apenas silabando e hoje já está preparado para ir para o sétimo ano. Fizemos o letramento com várias atividades, como paródia, fábula, literatura de cordel, gibi e revista para incentivarmos a leitura”, diz o professor Pedro Viera dos Santos.
Para a avó do adolescente Maria Juvenildes Oliveira Santos, ver o neto ler foi motivo de alegria e orgulho. “Ele não estava escrevendo e lendo direito, por isso repetiu um ano. Depois que ele entrou no ProSIC*, ele começou a avançar. Ele chegou em casa dizendo: mãe, eu já leio. Ele pegou um livro e leu tudo. Para mim, foi uma beleza”.
“Recebemos o Anthony com defasagem de ensino e dificuldade de aprendizagem, então oferecemos apoio com reforço escolar e oficinas pedagógicas. Ele evoluiu bastante, chegou à premissa da alfabetização com várias dificuldades e é uma progressão perceptível e significativa, nós estamos muito orgulhosos”, relata, com brilho nos olhos, diz Marcieli de Andrade Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Cecinha Melo Costa.

Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC)
O Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC) – iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, em parceira com o UNICEF e parceiros – é voltado ao aluno ou aluna que já está em distorção idade-série, com dois ou mais anos de atraso escolar. “A nossa escola tem 14 turmas e dentro dos nossos indicadores existe a distorção de idade-série. Por meio do ProSIC, os alunos conseguem avançar nos estudos e posteriormente acompanhar suas respectivas turmas de acordo com sua idade”, conta Marcieli.
Com práticas pedagógicas adaptadas à realidade desses estudantes, eles têm novas opções para avançar na aprendizagem e seguir em frente. “Entre os principais pontos do programa, estão o numeramento, no qual os alunos aprenderão matemática de forma lúdica e prazerosa, por meio de jogos e ferramentas numéricas; letramento por meio da leitura e escrita, eles desenvolvem habilidades cognitivas e de interpretação e o projeto de vida com temas transversais, por exemplo, bullying e drogas, temáticas que estimulam os alunos e trazem novas perspectivas”, explica a coordenadora.
Sobre a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do UNICEF e parceiros para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no Brasil. O objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série e o fracasso escolar no País, e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso à educação, a permanência na escola e a aprendizagem desses estudantes.
O site da estratégia disponibiliza materiais pedagógicos – com as experiências didáticas –, textos, vídeos e dados relativos às taxas de distorção, abandono escolar e reprovação, com recortes por gênero, raça e localidade, que mostram as relações entre o atraso escolar e as desigualdades brasileiras.