“As doações chegaram em boa hora”

Parceria entre o UNICEF e a rede de Supermercados Markro beneficia mais de mil pessoas no centro de São Paulo, com kits de higiene e limpeza

UNICEF Brasil
uma mulher segura um bebê no colo. ela está de máscara. de cada lado dela há uma criança usando máscara. os quatro olham para a câmera.
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar
03 fevereiro 2021

Lucélia Sobral, de 32 anos, é manicure autônoma e mãe de cinco filhos. Ela é uma das muitas brasileiras que teve sua renda reduzida na pandemia devido à diminuição na carga de trabalho. Moradora de São Paulo, ela foi uma das beneficiadas pelas doações do UNICEF e da rede de Supermercados Makro, que distribuíram, em dezembro de 2020, 250 kits de limpeza para mais de mil pessoas nos bairros de Campos Elísios, Santa Ifigênia e Luz, próximos à região conhecida como Cracolândia, uma das zonas mais vulneráveis da capital paulista.

“As doações chegaram em boa hora. Já não tínhamos mais produtos de limpeza na nossa casa. Ficamos desesperados, pois estávamos com muitas dificuldades”, relatou Lucélia ao receber os kits. “Espero que tudo passe logo e consigamos voltar às nossas atividades normalmente, sem dificuldade de limpeza ou alimentação”, sonha.

A distribuição dos kits foi resultado de uma ação da rede de Supermercados Makro com seus clientes, que, durante os meses de outubro e novembro, nos caixas das lojas, doaram itens de higiene e limpeza para os que mais precisavam de ajuda durante a pandemia. Dentro dos kits foram colocadas cartas de esperança escritas pelos colaboradores da Rede, como parte de um projeto deles intitulado “Cartas para o Futuro”, destinadas a crianças vulneráveis. Nas cartas, as meninas e os meninos eram incentivados a estudar, a brincar, a praticar esportes, entre outras ações que contribuem para seu desenvolvimento.

Ainda como parte da parceria entre Makro e UNICEF, em 2020 a rede se tornou um “Espaço Solidário à Infância”, ou seja, as lojas ficaram abertas para que o trabalho desenvolvido pelo UNICEF, no Brasil e no mundo, fosse apresentado aos clientes e, assim, eles pudessem se tornar doadores mensais e apoiar o Fundo na garantia e proteção dos direitos de cada criança e adolescente. A ação foi realizada de setembro a dezembro de 2020 e será repetida em 2021.