“Apoie sua quebrada e o crescimento dela”
Lara Ribeiro tem 18 anos e mora no município de São Paulo. Ela faz parte do primeiro Nuca criado no território da Cidade Tiradentes

Lara Maria Alves Ribeiro tem 18 anos e acaba de concluir o ensino médio. Moradora do território da Cidade Tiradentes, na Zona Leste do município de São Paulo, a jovem faz parte do “Artivistas em Construção”, uma iniciativa do UNICEF com parceria de implementação do Instituto Pombas Urbanas.
Durante o projeto, Lara participou da turma de arte urbana e teve a oportunidade de vivenciar oficinas de poesia, rap, grafite, estêncil, performance e produção musical. “Quero continuar as ações do projeto, estudar design, que é minha área de paixão. Em breve, pretendo conseguir algum emprego na área da cultura”, planeja.
Realizada na Cidade Tiradentes, território prioritário da #AgendaCidadeUNICEF na capital paulista, a iniciativa “Artivistas em Construção” visa promover a participação cidadã de adolescentes e jovens e, em 2022, fomentou a criação do primeiro Núcleo de Cidadania de Adolescentes local (Nuca CT), formado por jovens lideranças engajadas na discussão e na proposição de políticas públicas para o território. Uma delas é Lara.
Com outros participantes, a jovem também teve a oportunidade de propor e realizar uma intervenção artística no território sobre a temática das abordagens policiais com a juventude que vive na periferia. As ações contemplaram a produção e distribuição de placas, cartazes, estêncil e de lambe-lambes e a participação do grupo no “Ato Contra o Racismo e a Violência Policial na Cidade Tiradentes”, que reuniu coletivos, moradores e lideranças por políticas públicas para a região.
“Sem dúvidas sou uma nova pessoa depois do projeto. Foi um divisor de águas na minha vida. Adquiri muitas experiências e conhecimentos que vou usar pelo resto da minha vida. Foi um lugar que abriu muito a minha mente e contribuiu para o meu crescimento e desenvolvimento pessoal. As partes de que eu mais gostei foram as reflexões, as rodas de conversa e trocas de experiências, além de colocar as atividades artísticas em prática”, afirma.
Questionada sobre qual recado deixaria para adolescentes e jovens que vivem nas periferias de grandes centros urbanos, Lara propõe o engajamento na arte para transformação social. “Siga o seu coração, desejos, anseios, vontades e sonhos. Busque aquilo que faz você feliz, mesmo que seja difícil por conta das circunstâncias que nós, da periferia, encontramos. Consuma, admire e apoie a arte e artistas ao seu redor. Apoie sua quebrada e faça parte do crescimento dela”, finaliza.