Youssouf Ould Abdel-Jelil é o novo representante do UNICEF no Brasil

23 janeiro 2023
Blocks
Foto mostra um homem de terno e gravata, olhando para a câmera e sorrindo.
UNICEF

Brasília, 23 de janeiro de 2023 – O mauritano Youssouf Ould Abdel-Jelil é o novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Com mais de 30 anos de carreira, ele ocupou cargos em governos, setor privado e organizações internacionais. Desde 1998, Youssouf se dedica, no UNICEF, ao trabalho pela garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente.

Antes de assumir o posto no Brasil, Youssouf atuou no Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, com sede no Panamá; no período de outubro de 2018 a junho de 2022, como vice-diretor regional, e, no período de julho de 2022 a janeiro de 2023, como diretor regional interino. Nessas funções, ele foi responsável pela coordenação de programas do UNICEF em uma grande região com 24 escritórios do UNICEF e representou a organização para plataformas regionais da ONU, governos, doadores, setor privado e sociedade civil da região.

Ele também foi representante do UNICEF no Vietnã, de agosto de 2014 a outubro de 2018, onde liderou um programa integrado com foco em equidade, proteção social, serviços e parcerias ampliadas para as crianças mais desfavorecidas. Youssouf também estava à frente da equipe regional do Oriente Médio e Norte da África no Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, em Genebra, Suíça, de 2009 a 2012.

Desde que ingressou no UNICEF, Youssouf trabalhou em vários cargos de gestão na África Ocidental, em Nova Iorque e no Oriente Médio, incluindo Burundi, Gabão, Jordânia, Nigéria e Síria, onde liderou uma complexa resposta de emergência de 2012-2014 para a sobrevivência, proteção e o desenvolvimento infantil durante a crise humanitária. Sob sua coordenação, a equipe do Escritório Nacional do UNICEF na Síria recebeu o Prêmio de Funcionários de 2013 do Conselho Executivo do UNICEF por seu desempenho e dedicação às crianças da Síria durante o período de emergência humanitária.

Youssouf Ould Abdel-Jelil possui mestrado em Economia e Desenvolvimento pelo King's College, Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e mestrado em Administração Governamental pelo Instituto de Governo FELS da Universidade da Pensilvânia, na Estados Unidos. Ele é fluente em árabe, inglês, francês e espanhol e atualmente está aprendendo português.

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.