Yara firma parceria com UNICEF para apoiar a #AgendaCidadeUNICEF em São Luís (MA)

Iniciativa visa enfrentar a evasão escolar e a violência infanto-juvenil, além de capacitar os jovens para o futuro profissional

30 novembro 2022
Foto mostra um grupo de pessoas, posando para a foto. Estão em uma quadra de esportes coberta.
UNICEF/BRZ/Priscila da Costa Mendes

São Paulo/São Luís/Brasília, 30 de novembro de 2022 – A Yara firma mais uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desta vez em São Luís (MA). A empresa será uma das apoiadoras da #AgendaCidadeUNICEF, um conjunto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes de diversos bairros da cidade. A Yara se soma a organizações da sociedade civil e ao UNICEF para implementar diversas ações na cidade, como o enfrentamento da evasão escolar e da violência infantil e juvenil, sobretudo de raça e gênero, e a inclusão produtiva, além da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e dos adolescentes. O apoio da Yara à #AgendaCidadeUNICEF vai ao encontro da premissa da empresa de ajudar no desenvolvimento das comunidades próximas de suas operações em quatro pilares: Agricultura Inclusiva, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Local e Educação.

“A estratégia de atuação em responsabilidade social da Yara tem como uma de suas principais premissas o desenvolvimento e o empoderamento das comunidades em que atuamos, além do apoio à educação. Temos um olhar especial para as crianças e os adolescentes e, para nós, toda e qualquer iniciativa que mantenha-os na escola, capacite-os para o futuro e enfrente a violência de gênero e racial são extremamente importantes. O UNICEF já possui um grande trabalho com os jovens e é um orgulho juntar-se a eles nesse trabalho em São Luís, um território que possui diversos desafios”, disse Mônica Bacchiega, coordenadora de Sustentabilidade da Yara Brasil.

“É com muita alegria e gratidão que celebramos nossa segunda parceira com a Yara. Junto com parceiros, o UNICEF vem trabalhando para garantir que meninos e meninas estejam na escola, aprendendo; cresçam com oportunidades de inclusão produtiva; tenham acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados”, afirma Juan Ignacio Calvo, chefe de Parcerias e Arrecadação de Recursos do UNICEF no Brasil.

A #AgendaCidadeUNICEF em São Luís (MA) trabalhará em quatro frentes: Busca Ativa Escolar, estratégia para o enfrentamento da exclusão escolar, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios em articulação com Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, etc., fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção no território; Inclusão Socioprodutiva, com expansão das oportunidades de aprendizado de novas competências e engajamento no mundo do trabalho para adolescentes e jovens, dentro da plataforma 1 Milhão de Oportunidades; Desenvolvimento de Adolescentes, voltado à ampliação da participação cidadã de adolescentes na construção e implementação de políticas públicas, fortalecendo competências para a vida, resiliência no enfrentamento da violência racial e de gênero, inclusão escolar e digital, e apoio à saúde mental; e Proteção contra Violências, voltado ao enfrentamento das violências contra jovens e adolescentes, especialmente racial e de gênero, fortalecendo fluxos e protocolos entre órgãos, incluindo assessoria técnica e treinamentos para equipes de saúde, educação, assistência social e segurança pública.

Trata-se da segunda parceria entre a Yara e o UNICEF. A empresa, no final de 2021, apoiou a instituição para a construção de 25 pontos de lavagem de mãos em aproximadamente 15 escolas públicas das cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Brasnorte (MT), contribuindo com a promoção de práticas de higiene e lavagem de mãos entre crianças e adolescentes, ajudando a enfrentar a covid-19. A parceria também envolveu treinamento de professores sobre protocolos para promoção da higiene, ações protetivas de saúde e rotinas de lavagem de mãos para preparação dos espaços escolares para retomar as atividades presenciais e campanhas informativas sobre práticas sanitárias. 

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.