UNICEF realiza roda de conversa e entrega de absorventes em São Luís

Meninas da macrorregião da Cidade Operária atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social municipal participam de roda de conversa sobre saúde menstrual e recebem kits com absorventes

18 novembro 2021
Foto mostra uma adolescente segurando uma sacola. Ela está ao lado de uma mulher segurando uma mochila. As duas usam máscara
UNICEF Brasil

São Luís, 18 de novembro de 2021 – Meninas em contexto de vulnerabilidade social inseridas na macrorregião da Cidade Operária receberam hoje (18/11), 150 kits de absorventes com cerca de 450 itens no total doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A entrega foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade Olímpica por meio da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), parceira do UNICEF na distribuição dos kits para meninas em idade menstrual a partir do 10 anos.

Durante as entregas, uma roda de conversa realizada pelo coletivo de meninas líderes do projeto Menina Cidadã, do UNICEF, permitiu que houvesse uma discussão sobre saúde menstrual e os enfrentamentos acerca da pobreza menstrual na região. O momento foi uma oportunidade para que as meninas compreendessem a necessidade de diálogos sobre dignidade menstrual nesse período de sua vida.

“Eu vejo este momento como algo muito bom, ainda mais para meninas que não têm condições de adquirir absorventes, como é caso de muitas. Essa temática é muito importante, principalmente, para aquelas meninas que têm que optar entre comprar o absorvente ou outras coisas para sua família. Eu já enfrentei dificuldades como essa e foi a minha mãe que me ajudou, pois sempre tive conversas sobre essa temática de forma muito tranquila em casa”, pontua Carleane da Silva, adolescente de 13 anos que recebeu a doação do kit de absorventes.

Um cronograma está sendo montando de forma que as doações possam ser direcionadas para meninas afrodescendentes que estão em contexto de pobreza menstrual em comunidades vulneráveis da macrorregião de São Luís.

Ofélia Silva, chefe do escritório do UNICEF em São Luís, explica que meninas afrodescendentes de comunidades vulneráveis são as mais afetadas pela exclusão e pobreza menstrual. “A iniciativa de entrega de absorventes é uma parceria muito ampla que inclui desde nossa parceira Sempre Livre, até os serviços públicos de São Luís por meio dos Cras e das escolas públicas municipais, passando pelas organizações comunitárias como a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, e coletivos de meninas líderes, como o Menina Cidadã. Queremos que todas as meninas sejam ouvidas e seus direitos reconhecidos. A dignidade menstrual é um direito. Participar também! Junto com elas devemos ‘desinvisibilizar’ esse tema e incorporá-lo como parte das políticas públicas em todas as cidades”, afirma.

Reforçando o compromisso com a busca constante por direitos e garantia de dignidade menstrual, adolescentes que fazem parte do projeto Menina Cidadã do UNICEF estiveram durante as entregas dos kits promovendo discussões visando ao empoderamento de meninas a estar no mesmo lugar que elas. “Falar com meninas sobre saúde menstrual é identificar diversas dificuldades que inserem essas meninas em um contexto de pobreza menstrual. Queremos com essa roda de conversa empoderar essas meninas quanto aos seus direitos para que juntem forças conosco na busca por mais ações como esta”, mobiliza a menina cidadã Núbia Lopes.

As entregas estão sendo viabilizadas pela FJPA e direcionadas a comunidades quilombolas, terreiros de religiões de matriz africana, escolas e Cras, a exemplo de hoje. “Hoje temos a oportunidade de participar deste momento junto com o UNICEF e a FJPA para a entrega de kits de absorventes. Para nós, é uma oportunidade muito grande de somarmos esforços na garantia de direito e assistência de meninas e adolescentes atendidos pelos Cras. Nós estaremos cada dia mais unidos com as instituições, fortalecendo as parcerias na busca por garantia de direitos”, conclui Rosângela Bertolo, secretária municipal de Assistência Social.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.