UNICEF realiza oficina para tutores da educação infantil de Belém para alfabetização ambiental de crianças de 0 a 6 anos

Durante os eventos, foram apresentados novos materiais do Deixa que eu Conto: Vozes da Natureza – Amazônia.

06 junho 2024
grupo de pessoas posa para foto
UNICEF

Belém, 5 de junho de 2024 – Nos dias 4 e 5 de junho, o UNICEF realizou oficinas com 25 tutores da educação infantil, dos oito distritos de Belém, para apresentar o novo conteúdo do Deixa que eu Conto: Vozes da Natureza – Amazônia. A proposta do novo material é, a partir de 48 podcasts, realizar atividades e experiências para bebês e crianças de até seis anos, numa perspectiva de desenvolver atividades lúdicas, para além das paredes da sala de aula e promover discussões ambientais que precisam estar nas escolas da rede pública e contribuir com a alfabetização ambiental de crianças.

A realização das oficinas é parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) e foi liderada por Carol Velho, oficial de Educação Infantil do UNICEF no Brasil e Leandro Medina, contador de histórias do Deixa que eu Conto. No dia 4, o evento aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Educação e os 25 tutores participantes serão multiplicadores da metodologia nas 80 unidades de ensino infantil participantes da iniciativa.

A UAPI em Belém está na sua segunda edição e foi lançada em janeiro deste ano, com a adesão de 80 unidades de ensino infantil, 25 unidades básicas de saúde (UBS) e cinco centros de referência da assistência social (CRAS). A iniciativa contou, em 2023, com 20 unidades de ensino infantil, 13 UBS e um CRAS e é parte da #AgendaCidadeUNICEF.

As Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) são uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil. Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Huggies e Roche.

#AgendaCidadeUNICEF

A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital belenense, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura de Belém e o UNICEF foi o do Guamá.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.