UNICEF promove segundo encontro virtual sobre os desafios dos povos indígenas

13 julho 2020
convite para o webinário
UNICEF Brasil e parceiros

Brasília/Manaus, 10 de julho de 2020 – “Territorialidade, Saúde e Educação Indígena” é o tema do próximo webinário da série “Direitos de Ser e Direitos de Ter: os desafios dos povos indígenas no cenário de pandemia e pós-pandemia”. O segundo webinário, que visa contribuir para a elaboração de estratégias conjuntas, intercomunitárias e interinstitucionais para promoção e garantia dos direitos educacionais indígenas, será realizado na próxima quinta-feira, 16 de julho de 2020.

Participam do segundo webinário Edina Carlos Brandão (Pekāshaya), liderança do povo shanenawa, do Acre, da terra indígena Katukina-Kaxinawá; Marciano Rodrigues Tupã Mirin, da terra indígena Ywy Porã, no Paraná, e coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul); Douglas Jacinto da Rosa, do povo kaingang e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Francisco de Moura Cândido (Ywmuniry), doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB); Apurinã, que representa o Instituto Pupykary; e Matheus Rangel, especialista do UNICEF em Educação e Emergência em Roraima, que compartilhará a mediação com Paulo Ferreira, antropólogo e consultor para o tema de educação escolar indígena no Escritório do UNICEF em Manaus.

No dia 3 de agosto, o webinário será dedicado ao debate da Educação Escolar Indígena, com o tema: “Da Educação Básica ao Ensino Superior: criatividades próprias, pedagogias diferenciadas e definição dos projetos educacionais”.

Além do debate central, a série de encontros tem por objetivos aproximar ao cotidiano do UNICEF as populações indígenas no território brasileiro, seus desafios locais e estratégias conjuntas de superação, na constituição de bases interculturais, específicas e diferenciadas para o desafio institucional “Um UNICEF para cada criança”, e propor subsídios para pactuações de ações promovidas pelo UNICEF com os governos municipais e estaduais em seu Programa de País, visando à plena garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes indígenas no Brasil.

Serviço:
O quê: Webnário #2 Territorialidade, Saúde e Educação Indígena
Quando: Quinta-feira 16 de julho, às 10h (horário de Brasília)
Onde: youtube.com/UNICEFBrasil

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.