UNICEF promove encontro em Salvador sobre impactos do racismo no desenvolvimento infantil
Evento ocorre em 31 de maio em parceria com Prefeitura de Salvador, Defensoria Pública da Bahia e Instituto Promundo
Salvador, 30 de maio de 2023 – Nesta quarta-feira, 31 de maio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Prefeitura Municipal de Salvador, a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Instituto Promundo realizarão a Primeira Oficina de Capacitação sobre Primeira Infância Antirracista de Salvador, intitulada: “Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista”, que ocorrerá das 9h às 12h30 no auditório da Escola Superior da DPE-BA (Rua Pedro Lessa, 123 – Canela).
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção de profissionais que atuam na Educação, Assistência Social e Saúde e da sociedade civil sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil. O resultado esperado é contribuir para a garantia, de fato, de um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando pais, mães e cuidadores para que exerçam uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.
“No Brasil, os efeitos perversos do racismo estão presentes desde a mais tenra idade”, diz Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador. “Crianças negras e indígenas seguramente experimentaram situações de racismo na fase inicial da vida”.
Segundo Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF, o racismo estigmatiza e hierarquiza as diferenças entre as crianças, e isso impacta diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, como a construção da autoestima, a capacidade de sociabilização, autoconfiança e a saúde física e mental. “Para garantir o pleno desenvolvimento de cada criança em sua potencialidade, o racismo estrutural e institucional precisa ser enfrentado por toda a sociedade em um pacto coletivo, reconhecendo o problema e implementando práticas antirracistas. O antirracismo é uma postura e um conjunto de ações que devem estar presentes em todas as estruturas da sociedade, um dever de todos nós”, explica.
UNICEF e Promundo produziram uma coleção de cadernos formativos destinados a profissionais de educação infantil, assistência social e saúde no contexto de infâncias negras, como também sobre atendimento qualificado às crianças indígenas, além de uma websérie com vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas. Todo o conteúdo está disponível no site do PIA e pode ser baixado gratuitamente.
A iniciativa faz parte faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com a Prefeitura de Salvador para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências, e integra o ciclo de capacitação da primeira infância organizado pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi/Segov) em conjunto com a Secretaria Municipal de Reparação (Semur), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Agenda:
O quê: Oficina “Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista”
Quem: UNICEF, Prefeitura de Salvador, Defensoria Pública da Bahia e Instituto Promundo
Onde: Escola Superior da DPE-BA (Rua Pedro Lessa, 123 – Canela)
Quando: Quarta-feira 31 de maio de 2023, das 9h às 12h30
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para garantir a participação, é necessária a inscrição prévia: https://forms.gle/q1uBC9QzMUbci1zLA.
#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.