UNICEF pede US$ 58,8 milhões para lidar com a mpox à medida que casos entre crianças aumentam
Nova York, 16 de setembro de 2024 – O UNICEF lançou um apelo no valor de US$ 58,8 milhões para fazer face à crescente crise de mpox em seis países africanos onde as crianças são mais afetadas.
Embora as mortes de crianças estejam atualmente restritas à República Democrática do Congo (RDC), os dados ressaltam sua vulnerabilidade, já que o UNICEF trabalha para ampliar os esforços de prevenção e resposta em toda a região.
Quase 22.000 casos suspeitos e confirmados de mpox foram relatados até agora este ano, com 60% dos casos em crianças menores de 15 anos. Aproximadamente 80% das mais de 700 mortes relacionadas à mpox ocorrem entre crianças, principalmente em comunidades vulneráveis.
O apelo visa alcançar crianças afetadas pelo surto no Burundi, República Democrática do Congo (RDC), Quênia, Ruanda, Uganda e República Centro-Africana, onde a variante do clado 1 está em ascensão e onde milhares de crianças correm o risco de infecção, complicações secundárias e estigma social.
As altas taxas de infecção e mortalidade nos países afetados, particularmente na RDC, ressaltam as vulnerabilidades das crianças, exacerbadas pelo acesso limitado a cuidados de saúde, saneamento e higiene. A desnutrição e outras doenças comuns da infância, bem como o deslocamento, agravam ainda mais a crise.
A resposta do UNICEF ao surto de mpox se concentra em fornecer uma abordagem integrada para interromper a transmissão ativa da doença, prevenir danos secundários às crianças e apoiar os esforços de preparação, incluindo:
- Coordenação: Apoiar as autoridades de saúde e educação no planejamento e implementação de estratégias de resposta.
- Comunicação de risco: Envolver as comunidades, abordar o estigma e construir confiança por meio do treinamento de trabalhadores da linha de frente e da construção de ciclos de feedback.
- Controle de infecções: Melhorar a prevenção de infecções em residências, comunidades, escolas e unidades de saúde, fornecendo materiais de higiene e treinando pais, líderes comunitários e professores.
- Vacinação: Apoiar a entrega e distribuição de vacinas, fornecendo treinamento, suprimentos, logística e gerenciamento da cadeia de frio, além de manter as vacinação infantil de rotina.
- Gerenciamento de casos: Garantir que os centros de isolamento de mpox acomodem crianças e mulheres com cuidados familiares, fornecendo suporte nutricional, suprimentos médicos e testes de diagnóstico rápido.
- Apoio à saúde mental: Oferecer apoio psicossocial e de saúde mental direcionado a crianças e cuidadores e abordar o estigma e a discriminação.
- Serviços essenciais: Garantir o acesso contínuo a serviços essenciais, incluindo serviços sociais, de proteção e de saúde, e manter as escolas abertas com segurança, principalmente em comunidades vulneráveis.
Em colaboração com parceiros, o apoio do UNICEF também se estende aos países vizinhos nas regiões da África Oriental, Meridional e Ocidental e Central, onde o risco de propagação da doença permanece alto.
#####
Notas para os editores:
Saiba mais sobre a Preparação e Resposta Global à Mpox para Crianças do UNICEF.
Baixe o conteúdo multimídia aqui.
NOVO: Assine as atualizações de mídia global do UNICEF no WhatsApp.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.