UNICEF lança programa de rádio para crianças migrantes e refugiadas

Programa Súper Panas na Rádio traz programação educativa, participativa e com informações relevantes para crianças e adolescentes migrantes e refugiadas da Venezuela, na rádio e internet

23 setembro 2020
um menino sorridente segura um rádio nas mãos
UNICEF/BRZ/Yareidy Perdomo
José Andrés Romero Osorio, de 3 anos, contente com o aparelho de rádio distribuído para ele e sua família para acompanhar o programa Súper Panas na Rádio, no abrigo Rondon 2, Boa Vista (RR).

Boa Vista, 23 de setembro de 2020 – Um programa feito para e com a participação de crianças e adolescentes migrantes e refugiados da Venezuela que vivem no Brasil. Esse é o Súper Panas na Rádio, programa diário lançado pelo UNICEF para que meninos e meninas em situação de migração ou refúgio exerçam o seu direito de aprender em tempos de coronavírus. Os conteúdos estão sendo veiculados diariamente por rádios parceiras de Roraima e logo serão veiculados também no Amazonas – estados com forte presença de migrantes e refugiados – assim como disponibilizados no YouTube.


Com 15 minutos de duração, os programas mesclam atividades educativas, contação de histórias, debates sobre temas relevantes e criações artísticas feitas por crianças e adolescentes que vivem em abrigos da Operação Acolhida, a resposta oficial do Governo Brasileiro à crise migratória da Venezuela, com ações em Roraima e Amazonas – neste último, também nos espaços de acolhimento da Prefeitura de Manaus.

O Súper Panas na Rádio, porém, é feito para os meninos e meninas que vivem em todas as partes do País. Desde 2015, o Brasil recebeu mais de 250 mil solicitações de residência ou refúgio de pessoas da Venezuela, sendo cerca de um terço crianças e adolescentes.

Com a apresentação de Mariana Turco, Oswaldo Graffe e Loly Camacho, os programas transitam livremente entre o português e o espanhol, tendo também trechos na língua indígena warao, funcionando dessa maneira como ferramenta para impactar comportamentos, com foco na promoção de direitos, na integração comunitária e no combate à xenofobia e à discriminação.

O programa leva para a rádio a experiência pedagógica dos espaços Súper Panas, mantidos pelo UNICEF em três estados do país (mais informações ao final), e surgiu da necessidade de reforçar as atividades em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Os episódios se dividem entre os orientados ao público infantil (de 3 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos), que podem ser acessados em listas de reprodução no YouTube.

Com o objetivo de garantir o alcance do programa, 1.600 famílias receberam unidades de rádios portáteis em abrigos e ocupações de Boa Vista e Pacaraima. Outros 400 aparelhos serão distribuídos a famílias migrantes e refugiadas no Amazonas e Pará. Os espaços dos Súper Panas nos abrigos também foram equipados com carregadores solares para que os equipamentos sejam recarregados de forma ecológica e sustentável.

Veiculação em Roraima
O programa Súper Panas na Rádio é realizado pelo UNICEF em parceria com o Instituto Pirilampos, a Visão Mundial e a Aldeias Infantis SOS Brasil, com produção da Platô Filmes e o empenho de profissionais brasileiros e venezuelanos em Roraima, assim como a participação de crianças e adolescentes abrigados. No estado, os programas são transmitidos de segunda-feira a sexta-feira nas rádios Roraima (590 AM), às 13h45, e Monte Roraima (107.9 FM), às 19h40.

Sobre o Súper Panas
Os Súper Panas são espaços onde crianças e adolescentes podem retomar a infância depois da difícil jornada que empreenderam em busca de uma vida melhor, antes de acessar o sistema de educação brasileiro. São ofertadas atividades de educação não formal, proteção à infância e apoio psicossocial às crianças e aos adolescentes venezuelanos em abrigos e espaços de passagem em Roraima, Amazonas e Pará. Com a Covid-19, 22 espaços permanecem abertos adotando medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus. Conheça mais sobre o Súper Panas.

Contatos para a imprensa

Marco Prates
Consultor em Comunicação para o Desenvolvimento e Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1947
Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.