Topity +: UNICEF lança guia para potencializar o uso do Topity com adolescentes e jovens

Guia é voltado para profissionais que atuam diretamente com meninas e meninos

19 agosto 2022

Brasília, 19 de agosto de 2022 – Expectativas irreais sobre o “corpo perfeito”, um ideal de beleza impossível de atingir, pressão para perder peso, alisar o cabelo, críticas… Diariamente, adolescentes e jovens recebem um turbilhão de informações que reforçam a mensagem de que precisam de mudanças, como se não fosse possível ser feliz e se realizar sendo quem são. Nesse cenário, depois de lançar o Topitychatbot que propõe oito desafios para melhorar a autoestima e a confiança corporal –, o UNICEF disponibiliza um novo material: o “Topity +, Guia para Potencializar o Uso do Topity com Adolescentes e Jovens”.

Produzido para facilitar a condução de atividades com adolescentes e jovens, o guia é voltado a profissionais que atuam diretamente com esse público em escolas, unidades de saúde, Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas), centros de convivência comunitária, entre outros espaços. Mesclando ambientes virtual com o presencial, o guia está alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e está em linha com os desafios atuais da adolescência e da juventude.

Após mais de dois anos da pandemia, além de todas as questões relacionadas à autoestima, adolescentes e jovens têm que lidar com as consequências desse momento, vivenciar lutos, insegurança com o futuro e dificuldade de planejar os próximos passos na vida escolar e rumo ao mundo de trabalho. Todos esses processos tornam cada vez mais frequentes sentimentos como ansiedade, solidão, tristeza e estresse.

“Considerando que a adolescência é uma fase fundamental para a construção da autoestima, com impactos para todas as outras fases da vida, o guia procura ampliar o repertório de profissionais que atuam diretamente com adolescentes para que apoiem a próxima geração no desenvolvimento de habilidades para alcançar uma relação positiva consigo mesmo, sua aparência e imagem corporal”, explica Mário Volpi, coordenador do programa Cidadania de Adolescentes do UNICEF no Brasil.

>> Confira: Topity +, Guia para Potencializar o uso do Topity com Adolescentes e Jovens

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.