UNICEF lança 2ª edição do projeto Te Sai Covid e mobiliza adolescentes do Amazonas, do Pará e de Mato Grosso

Iniciativa promove diálogos sobre vivências na pandemia e desenvolve campanha de comunicação com participantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes do Selo UNICEF

18 maio 2022
Foto mostra um grupo de adolescentes e jovens em uma sala, sentados em roda. No fundo da sala, há um banner da iniciativa TeSaiCovid
#TeSaiCovid
No dia 14 de maio, adolescentes do Nuca de Manacapuru, no Amazonas, participaram ativamente de um encontro da iniciativa Te Sai Covid, quando também tiraram dúvidas e desmistificaram informações sobre comportamentos e medidas de prevenção contra a covid-19.

Manaus, 18 de maio de 2022 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, lançou a segunda edição do projeto Te Sai Covid, com objetivo de ouvir o que adolescentes do Amazonas, onde conta com apoio da Visão Mundial, além do Pará e de Mato Grosso, têm a falar sobre suas vivências no contexto da pandemia, bem como promover diálogos e oficinas de educomunicação, a fim de desenvolver ações efetivas para a realização de uma campanha de comunicação produzida com e para os adolescentes.

“A segunda edição da estratégia #TeSaiCovid tem o objetivo de relembrar as práticas de prevenção da covid-19, mas principalmente promover as medidas de controle, tais como a vacinação e o combate à desinformação. E nessa oportunidade, estão os adolescentes participantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nuca), uma rede plural, diversa e representativa de meninos e meninas que integram o Selo UNICEF. São espaços que também funcionam como mobilização e participação de, pelo menos, 16 adolescentes, entre 12 a 17 anos, em cada município participante da iniciativa, que a partir das metodologias propostas discutem questões indispensáveis sobre seus direitos, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. E para nós é essencial incluí-los nesse processo”, declarou Ida Pietricovsky, especialista em Comunicação do UNICEF Brasil.

Atualmente, o projeto está na fase da produção da campanha de comunicação, com os materiais gerados nas oficinas de educomunicação e as atividades que cada adolescente participante dos encontros vai produzir nas próximas duas semanas. Além disso, o próximo diálogo com os adolescentes dos demais municípios dos territórios ocorrerá na próxima quarta-feira (25/5), de forma virtual, a fim de transmitir as orientações corretas sobre as formas de prevenção e combate à covid-19, como a vacina, a lavagem correta de mãos, o uso de máscara e os locais ventilados, entre outros.

Além disso, são promovidas oficinas de educomunicação para os adolescentes e jovens que participam dos encontros, para incentivar a criatividade e capacitar os adolescentes, para que possam ser agentes de mudanças e participem ativamente da campanha de comunicação com ações efetivas de prevenção à covid-19, de acordo com a realidade de seus territórios, que será construída para e pelos adolescentes.

“O Instituto Peabiru, com apoio da Visão Mundial pelo Amazonas, é responsável por implementar a estratégia elaborada pelo UNICEF Brasil para promover, entre os adolescentes, a adoção de comportamentos de prevenção e controle da covid-19, bem como motivar e reforçar seu papel como agentes de mudança para a promoção desses comportamentos com seus pares, familiares e comunidades”, afirmou Cláudio Melo, gerente técnico de projetos do Instituto Peabiru.

Ida ressaltou que o nome da campanha #TeSaiCovid é uma expressão típica da Região Norte, quando se quer que alguma coisa deixe de existir ou que saia de perto de quem a utiliza. “Te sai é uma expressão muito comum nos estados do Norte do Brasil e a campanha para prevenção e controle do coronavírus quer trabalhar aspectos locais importantes, em diálogo com adolescentes e suas comunidades”, explicou.

Diálogo e oficina de educomunicação
No último sábado (14/5), durante a segunda fase do projeto, os adolescentes do Nuca de Benevides, no Pará, e de Manacapuru, no Amazonas, participaram de um encontro presencial em seus territórios. A programação do encontro contou com diálogo com orientações sobre as formas de prevenção e oficina de educomunicação.

Em Benevides, 15 adolescentes participaram da oficina de educomunicação realizada pela manhã e 22 adolescentes participaram do diálogo realizado à tarde. Para a adolescente Sara Andrade, 14 anos, o encontro foi um momento de alerta. “Fiquei feliz em participar e estou saindo mais consciente com as informações que escutei no encontro. A pandemia ainda é uma preocupação para a saúde, e inclusive pode levar à morte”, disse a adolescente.

Em Manacapuru, o encontro contou com nove adolescentes, entre 8 e 18 anos, que participaram ativamente do diálogo, no qual também tiraram dúvidas e desmistificaram informações sobre comportamentos e medidas de prevenção contra a covid-19. Durante a oficina de educomunicação, os adolescentes aprenderam fundamentos de fotografia e vídeo, bem como produziram produtos de comunicação sobre medidas de prevenção, como vacina, uso de máscara e lavagem de mãos.

Para o adolescente Ricardo Frankllyn, 14 anos, que fez um vídeo com o colega Micael, de 11 anos, sobre o uso correto da máscara, o encontro foi de aprendizado. “Essa reunião foi muito legal porque aprendemos sobre vários comportamentos de prevenção contra a covid-19, como uso da máscara, lavagem de mãos, distanciamento e outros. É importante continuar com a prevenção porque o vírus ainda está por aí e pessoas ainda podem morrer se tiverem contato com ele”, alertou o adolescente.

Os encontros contaram com o apoio da Visão Mundial, pelo Amazonas, e das prefeituras municipais de Benevides e Manacapuru, bem como com a equipe intersetorial do Selo UNICEF. No próximo sábado (21/5), será realizado o encontro presencial no município de Ananindeua, no Pará. Além disso, em breve, o diálogo e as oficinas também serão realizados em formato virtual com os adolescentes dos demais municípios do Amazonas, do Pará e de Mato Grosso.

“Essa parceria com o Peabiru focada no estado do Amazonas, com o trabalho direcionado para os Nucas, tem um valor imensurável, pois agrega valores para cada menina ou menino que participa desses Núcleos de Cidadania, bem como agrega valor aos municípios, uma vez que estamos engajados para desenvolver de forma integral os adolescentes que fazem parte do Nuca. Portanto, a parceria com o Peabiru chega também para somar e multiplicar os resultados positivos desse trabalho em prol dos direitos e desenvolvimento de cada menina e cada menino”, falou Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial, no Amazonas.

Escuta com adolescentes
Na primeira fase do projeto Te Sai Covid, ocorrida no final do mês de abril, foram realizados três grupos focais presenciais, os quais contaram com a participação de ao menos 50 adolescentes, sendo dois encontros no Pará, nos municípios de Ananindeua e Benevides, e um no Amazonas, no município de Manacapuru. O encontro tinha como foco ouvir suas vivências e sentimentos em relação à pandemia, bem como sugeriram ações para ser desenvolvidas de forma eficiente no contexto de suas realidades.

Para a jovem do Nuca de Manacapuru Lorena Lorrane, 18, o encontro foi importante para troca de experiências e esclarecimentos. “O encontro Te Sai Covid foi um momento muito bom e explicativo para todos da roda de conversa, pois ainda estamos em pandemia e mesmo assim existem pessoas que acreditam que o vírus já foi embora. Aprendemos um pouco mais com as histórias apresentadas, reforçando a importância das medidas de prevenção contra a covid-19. Aprendemos coisas novas e esclarecemos dúvidas que sempre ficam no momento em que se fala da covid-19. Como foi falado, devemos continuar tomando cuidado e realizando todo procedimento que nos deixem seguro. Eu amei cada momento da conversa e a dinâmica foi maravilhosa”, contou Lorena.

De acordo com Kevin Lima, 12, do município de Ananindeua, no Pará, ele acredita que assim como ele, outros jovens podem contribuir para controlar a pandemia de covid-19. “Acredito que os adolescentes e jovens podem colaborar no combate à pandemia tomando as vacinas, não porque é obrigatório, mas para se proteger e ajudar o próximo”, salientou.

Para o mobilizador de adolescentes de Manacapuru, Vitor Cabral, o encontro foi muito proveitoso. “Esse encontro foi um momento muito enriquecedor para os adolescentes, haja vista os riscos que toda essa pandemia acarreta. E esse projeto está sendo muito importante porque traz para os adolescentes esse momento de reflexão, no qual pude ver que eles estavam com os olhos abrilhantados com esse momento que gera troca de conhecimentos e principalmente despertou o que há muito tempo eles não tinham, que é um espaço para o falar e se envolver, o que nesse momento todos eles conseguiram adentrar na temática e participar ativamente”, afirmou Vitor Cabral.

1º Encontro Online com Adolescentes
Além dos encontros presenciais, foi realizado o grupo focal por meio do 1º Encontro Online com Adolescentes dos Nucas dos municípios inscritos no Selo UNICEF, nos estados do Amazonas, do Pará e de Mato Grosso. O evento contou com duas rodas de conversa, onde mais de 50 adolescentes interagiram, expressaram suas vivências e sentimentos em relação à pandemia, bem como sugeriram ações para ser desenvolvidas de forma eficiente no contexto de suas realidades.

Entre os municípios participantes do encontro virtual pelo Amazonas, estavam Anori, Boca do Acre, Codajás, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. No Pará, participam os municípios de Ananindeua, Barcarena, Benevides, Castanhal, Canaã dos Carajás, Cachoeira do Arari, Gurupá, Inhangapi, Juruti, Mãe do Rio, Mocajuba, Parauapebas, Piçarra, Ponte de Pedras. E em Mato Grosso, os municípios de Cuiabá e Paranaíta.

A adolescente Hêmilly Vitória, 16 anos, do município de Iranduba, considera que o encontro virtual foi um momento para fortalecer a troca de conhecimento. “Eu achei muito bom e muito interessante, pois pude adquirir bastante conhecimento sobre a covid. Acho muito importante os encontros, pois podemos aprender muitas informações sobre as medidas de prevenção para continuar combatendo a covid-19 em todos os lugares”, concluiu a adolescente.

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.