UNICEF inicia parceria com MPT na região de Ilha Comprida (SP)

Atuação conjunta com os municípios da região visará ao enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes, em particular do trabalho infantil

06 Novembro 2019
um grupo de mulheres e homens com roupas formais posam para a foto atrás de uma mesa.
Divulgação TRT 15

São Paulo 6 de novembro de 2019 – Como parte da parceria nacional entre o UNICEF e o Ministério Público do Trabalho, foi firmado nesta quarta-feira, 6 de novembro, um compromisso para o enfrentamento dos diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes, em especial do trabalho infantil, em Ilha Comprida e outros municípios da região, no Estado de São Paulo.

“Por ser uma destinação inédita, que sirva como parâmetro para outras ações do Ministério Público do Trabalho com o mesmo objetivo. A expectativa é que melhorem os índices relacionados ao trabalho infantil, à educação de crianças e adolescentes, à aprendizagem e à questão da violência que atinge os jovens da área de Ilha Comprida, que pertence a uma das regiões mais carentes do Estado de São Paulo”, observa o procurador Gustavo Rizzo Ricardo.

O UNICEF vai realizar uma análise de situação sobre as principais formas de violência contra crianças e adolescentes nos municípios da região de Ilha Comprida e, a partir desse diagnóstico, definir as prioridades de atuação. Entre as atividades já previstas, está o fortalecimento de capacidades dos gestores municipais, atores do sistema de justiça e organizações da sociedade civil. O UNICEF também mobilizará os próprios adolescentes para que participem de diversas iniciativas nas cidades em que vivem.

“Trazer a expertise que o UNICEF possui em cerca de 2.000 municípios do Semiárido e da Amazônia para a região de Ilha Comprida é uma grande oportunidade para o avanço na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Este compromisso reforça a importância da atuação conjunta para erradicar o trabalho infantil e enfrentar as diversas formas de violência”, afirma Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.

Contato para imprensa no MPT
Rafael Almeida, (19) 3796 9746 / (19) 99607 3623, rafael.almeida@mpt.mp.br

Contatos para a imprensa

Mélanie Layet

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (11) 3728 5706

Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.