UNICEF, Grupo Carrefour Brasil e Sema levam doações para enfrentar a Covid-19 em Unidades de Conservação do Amazonas

Os kits de higiene foram doados pelo Grupo Carrefour, com apoio do UNICEF e SEMA, para famílias ribeirinhas e extrativistas para apoiar na prevenção da Covid-19

24 fevereiro 2021

Manaus, 24 de fevereiro de 2021 – Neste momento de emergência decorrente do novo coronavírus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Grupo Carrefour Brasil e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) se uniram para apoiar a resposta à Covid-19 em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. Mais de 1,8 mil kits de higiene e limpeza foram entregues, até o momento, para famílias ribeirinhas e extrativistas de oito Unidades de Conservação administradas pela Sema. Esta semana, foi a vez da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro receber as doações.

Ao todo, 22 mil itens – entre álcool em gel, detergentes, sabonetes e máscaras de proteção – foram entregues para dar apoio ao Programa Emergencial de Combate à Covid-19 em Unidades de Conservação. “Todos os itens disponibilizados pelo Carrefour foram entregues à Sema, que montou os kits, os higienizou e está realizando a entrega nas Unidades de Conservação, com foco nas famílias em maior situação de vulnerabilidade”, explica Thiago Garcia, consultor do UNICEF em Manaus.

“Nessa comunidade foram doados cinquenta kits, um para cada família. Mas o total chega a quase dois mil kits para atender toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro. É a primeira reserva que está recebendo esse apoio. Outras também receberão, conforme os materiais  chegarem e a logística também for organizada para essas outras ações”, disse o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ao acompanhar a entrega dos kits na comunidade 15 de setembro, situada dentro da Reserva.

“Sabemos que o Amazonas é um dos estados em condições mais críticas em relação à pandemia e temos feito uma série de doações à região desde 2020”, avalia Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Essa parceria com o UNICEF é uma oportunidade de fortalecermos nossa responsabilidade social com as populações vulneráveis”, complementa.

Zico Pinheiro, presidente da associação comunitária, comenta que nem todos os moradores têm condições de comprar um kit de prevenção e que as entregas contribuirão com as iniciativas já adotadas pelos comunitários contra a Covid-19. “Eu agradeço muito à Sema, junto com todos os parceiros, por estar aqui nos apoiando com esses kits. Isso é muito importante, pois existem famílias que não têm como comprar um kit desse para se prevenir dessa doença”, pontuou.

De acordo com o presidente da Associação-Mãe da RDS Rio Negro, Viceli Costa, as doações permitem, sobretudo, manter a saúde da comunidade. “A partir do momento em que a gente recebe esses kits, nós evitamos que  nossa comunidade vá até a cidade e fique exposta ao vírus, diminuindo o risco de contaminação”, explicou.

Segundo a Sema, também foram contempladas com os kits de higiene e limpeza as Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Madeira, Rio Amapá, Canumã, Uatumã e Amanã. Kits também foram entregues para moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo, e da Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus, no município de Itacoatiara.

Além dos kits de higiene, a Sema ainda fez a entrega de 55 caixas de luvas de procedimento, também doadas pelo Grupo Carrefour. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram destinados aos postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), situadas nas Unidades de Conservação e nas sedes municipais que atendem moradores das áreas protegidas sob gestão da Sema.

“Estamos mapeando as famílias em situação de vulnerabilidade e na medida que vamos recebendo novas doações, o UNICEF, junto com seus parceiros, vai identificando quem devem recebê-las de maneira que, cada vez mais, possamos ampliar a cobertura, não apenas em Manaus, mas também na região metropolitana e Unidades de Conservação”, reforça Thiago Garcia, do UNICEF.

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.