UNICEF e Prefeitura do Recife reconhecem 9 Unidades Amigas da Primeira Infância
Avaliação das unidades certificadas, sendo seis centros de saúde e três centros de educação infantil, foi realizada por um comitê formado por UNICEF, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, além de Cecip e World Forum Organization

Recife, 2 de agosto de 2023 – A cidade do Recife teve nove centros municipais de saúde e de educação reconhecidos como Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapis). Com o apoio do UNICEF e de parceiros, seis centros de saúde e três centros de educação infantil destacaram-se na qualificação do atendimento a crianças de até 6 anos de idade e suas famílias. A certificação foi realizada na terça-feira 1º de agosto em cerimônia no Compaz Miguel Arraes. A avaliação foi realizada por um comitê formado pelo UNICEF, as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, além do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e da World Forum Organization.
Um total de 13 unidades, sendo 10 de saúde e 3 de educação, participaram da estratégia voltada ao aprimoramento de serviços públicos de saúde e de educação infantil para a primeira infância. Ao longo de aproximadamente um ano, profissionais das unidades participaram do ciclo que incluiu assistência técnica, capacitação, monitoramento e acompanhamento para a melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias. Segundo o comitê avaliador, todas avançaram, mas nove destacaram-se e foram reconhecidas como Uapi.
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, enfatizou o apoio do UNICEF e o trabalho conjunto das Secretarias de Saúde e Educação para a conquista da certificação. “Foi um trabalho feito a muitas mãos. O nosso desejo é expandir isso para todas as redes da cidade do Recife porque a pauta da primeira infância não pode ser restrita”, disse. Para Rosana Guilherme, enfermeira da Unidade de Saúde da Família Vila do Sesi, no Ibura, a certificação do centro como uma Uapi será um estímulo para a melhoria contínua. “Os profissionais se sentem reconhecidos e todo esse processo fortalece o vínculo da unidade com a comunidade também”, destacou.
O ciclo completo da Uapi inclui adesão, definição de linhas de base, formações, monitoramento, entre outras etapas. A oficial de Desenvolvimento Infantil do UNICEF Maíra Souza acrescenta que a certificação celebra o fortalecimento dessas competências. “As unidades participantes se engajaram e aderiram à iniciativa. A certificação reconhece e valoriza o avanço em relação à promoção de serviços de qualidade”, afirmou.
Das 13 unidades que participaram da iniciativa, 4 estão localizadas no Ibura, bairro onde acontece também a #AgendaCidadeUNICEF. Os três centros de saúde e um centro de educação infantil foram certificados.
Lançamento de selo comemorativo – Durante o evento de certificação da Uapi, também ocorreu o lançamento regional do selo comemorativo dos Correios e do UNICEF sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. As ilustrações trazem mulheres negras, indígenas e brancas amamentando bebês, representando a diversidade do Brasil.
Sobre a Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi)
A Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa ocorre em seis capitais e conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.
Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Roche e parceiros locais, que buscam promover o acesso ao diagnóstico precoce para todos e estimular crianças com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras – entre elas, a atrofia muscular espinhal e o autismo.
#AgendaCidadeUNICEF
A Uapi integra também a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis dos centros urbanos. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. Além do Recife, esta edição também ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.