UNICEF e Prefeitura de São Paulo divulgam mapeamento e plano de ação da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF

Evento na Cidade Tiradentes reuniu representantes das secretarias municipais, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil engajados na iniciativa

17 fevereiro 2023
Foto mostra um grupo de pessoas aglomeradas num auditório, posando para a foto.
UNICEF/BRZ/Mayara Barbosa

São Paulo, 17 de fevereiro de 2023 – Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Prefeitura de São Paulo se reuniram com cerca de 55 moradores, líderes, profissionais dos serviços públicos e de organizações da sociedade civil, adolescentes e jovens da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, para apresentar o plano de ação da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF.

O documento, que pode ser acessado aqui, prioriza 94 ações com foco na garantia dos direitos de cada um dos 67.500 crianças e adolescentes que vivem no território nas áreas da primeira infância, saúde mental, educação, fortalecimento de capacidades, inserção positiva no mundo do trabalho e proteção contra todas as formas de violência. A parceria entre o UNICEF e a prefeitura foi firmada em maio de 2022 e as ações, que são acompanhas por um Comitê Intersetorial, devem ser implementadas até 2024.

“Esse plano de ação tem como objetivos fortalecer as potencialidades do território e dar resposta a desafios enfrentados nas áreas de saúde, educação, oportunidades de formação e trabalho e proteção contra todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Ele só funciona se o trabalho for realizado de mãos dadas com a comunidade”, explica Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

Mapeamento participativo
Durante o evento, também foram apresentados os resultados do mapeamento participativo desenvolvido em parceria com a Rede Conhecimento Social (Recos). O levantamento, que pode ser conhecido aqui, teve por objetivo trazer um panorama de como vivem crianças e adolescentes e suas famílias na Cidade Tiradentes, por meio do levantamento de indicadores e da visão de moradores e profissionais de serviços públicos locais, que participaram de oficinas e entrevistas.

“É muito importante conhecermos os indicadores que já estão disponíveis sobre a Cidade Tiradentes, bem como a percepção de quem vive na região. O uso dos dados para essa jornada de transformação nos ajuda a planejar os próximos passos e propor mudanças mais efetivas para o território”, afirma Danilo Moura, oficial de Monitoramento e Avaliação do UNICEF em São Paulo.

Sobre a #AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.