UNICEF e Prefeitura de Belém promovem encontro para prevenção e respostas às violências na primeira infância

08 março 2023

Belém, 8 de março de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Belém realizam nos dias 8 e 9 de março, a Trilha Formativa para Prevenção e Respostas às Violências na Primeira Infância, na Unama da Alcindo Cacela, com a participação de técnicos e gestores da Saúde, Assistência Social e Educação. O evento é parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), da qual em Belém participam 14 Unidades Básicas de Saúde, 20 Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino e Cras.

A trilha formativa é parte é parte do ciclo de capacitações da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), promovido pelo UNICEF Brasil, que tem como objetivo formar gestores públicos e profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social para uma atenção integral e integrada à primeira infância (crianças de até 6 anos).

“O evento é parte da parceria da Prefeitura com o UNICEF que espero seja consolidada por meio das diretrizes propostas pela Uapi. E apesar de não compor a lógica da iniciativa, o prefeito Edmilson achou por bem inserir a Assistência Social, mas também queremos inserir a Cultura, o Esporte e outras áreas nessa ação. Tudo tem que ser priorizado na primeira infância. Não se pode construir, pensar em espaços públicos sem que a primeira infância esteja contemplada. Nós vamos construir uma Belém melhor para as crianças e todos que aqui habitam”, afirma o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

A trilha formativa visa discutir com os profissionais aspectos teóricos, científicos e a atuação prática de prevenção e proteção contra todas as formas de violência na primeira infância. A formação vai oferecer um ambiente de reflexão e aprendizagem para que os participantes aprimorem suas práticas e se tornem agentes de mudança, protetores e defensores do desenvolvimento das crianças. Serão oferecidos informações e recursos para a qualificação dos serviços de atenção à primeira infância.

“A realização desta etapa da Uapi de desenvolver competências e formar multiplicadores traz vários significados importantes, começando pela reafirmação do compromisso da gestão municipal no desenvolvimento de uma agenda com foco na infância e a importância de reconhecer e qualificar as equipes municipais para que possam trabalhar de maneira intersetorial, mas também qualificadas, para a oferta dos serviços com qualidade. E com foco no momento na prevenção e respostas às violências, a agenda é tão importante que estão conosco nessa trilha a Fundação ParáPaz, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas dos Municípios e o Ministério Público, com o compromisso fundamental e coletivo de garantir direitos às crianças belenenses”, diz Antônio Carlos Cabral, especialista em Saúde e HIV do UNICEF.

A realização da Uapi é parte de um compromisso firmado pela Prefeitura de Belém com o UNICEF, que é a #AgendaCidadeUNICEF Belém, que promove ações integradas e intersetoriais para promoção, realização e garantia de direitos de crianças e adolescentes no município de Belém.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.