UNICEF e parceiros promovem formação para pedagogos de escolas em Roraima que recebem alunos migrantes

Série de formação feita em parceria com o Governo de Roraima começa nesta quarta-feira (11/9), às 8h30 na sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr)

10 Setembro 2019

Boa Vista, 10 de setembro de 2019 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Educação e Desportos do Estado de Roraima (Seed) e outras instituições, realiza a partir desta quarta-feira (11/9) cursos de Formação Continuada para o Contexto de Migração Emergencial: interfaces e abrangências em fronteiras. Os encontros ocorrem até 13 de novembro e devem qualificar 230 profissionais da rede estadual de educação e rede municipal de educação de Boa Vista e Pacaraima.

A formação começa às 8h30 e segue até as 17h, na sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), na Av. São Sebastião, 521, no bairro Cambará. O público-alvo são coordenadores pedagógicos e formadores de currículos.

“O objetivo dos encontros é contribuir para um aprofundamento na reflexão dos professores sobre o impacto da migração no sistema educacional de ensino. Ao receber um número significativo de crianças e adolescentes venezuelanos em sala de aula, muita coisa teve que mudar, o idioma, a abordagem, a proposta pedagógica e, por isso, precisamos refletir e pensar continuamente em estratégias e soluções de inclusão dessas crianças na rotina de aprendizagem”, explica Raniere Pontes, especialista de Educação em Emergência do UNICEF em Roraima.

Durante os meses de formação, os educadores serão orientados sobre legislação de migração, dados sobre a migração venezuelana em Roraima, pedagogia e currículo de emergência, adolescência, identidade, xenofobia, bullying, didática para o ensino da língua portuguesa. Além disso, eles poderão trocar experiências, desafios e soluções encontrados na prática nas escolas. 

Além do UNICEF e da Seed, o evento é promovido em parceria com o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr).

Serviço:
O quê? Formação Continuada para o Contexto de Migração Emergencial: interfaces e abrangências em fronteiras
Quando? A partir desta quarta-feira, 11 de setembro, das 8h30 às 17h.
Onde? Sede da Univirr, Av. São Sebastião, 521, Cambará, Boa Vista.

Contatos para a imprensa

Pedro Ivo Alcantara

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1947

Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.