UNICEF e Opas publicam licitação conjunta para aquisição de vacinas contra a Covid-19 em nome da Covax Facility

12 novembro 2020
foto mostra frascos de vacinas
UNICEF/UN0200242/Singh (Foto ilustrativa)

Nova Iorque/Washington DC, 12 de novembro de 2020 – O UNICEF e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciaram nesta quinta-feira a abertura de uma licitação convidando todos os desenvolvedores de vacinas contra a Covid-19 para que apresentem proposta de fornecimento para 2021.

A licitação, com prazo de seis semanas, visa fornecer pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em nome do plano de instalação de acesso global à vacina contra a Covid-19, a iniciativa Covax Facility, liderada pela Gavi, a Aliança para Vacinas. O objetivo da licitação é assegurar o acesso equitativo e acelerado a vacinas de qualidade garantida para as 186 economias participantes até hoje.

Todos os fabricantes que esperam ter suprimentos disponíveis até o final de 2021, o mais tardar, são convidados a responder à licitação, incluindo aqueles que já assinaram compromissos de compra antecipada com a Gavi, bem como aqueles com acordos preexistentes com a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) no desenvolvimento de vacinas.

Para enfrentar o desafio sem precedentes de lidar com a pandemia, é necessário desenvolver um processo de aquisição inovador para garantir vacinas de qualidade garantida contra a Covid-19. Isso envolve a demanda conjunta de 186 participantes sob a Covax Facility, para a qual os fabricantes de vacinas Covid-19 podem apresentar propostas, com o UNICEF e a Opas unindo forças por meio de licitações conjuntas. Isso ajudará a otimizar o fornecimento de uma ampla gama de fabricantes potenciais usando diferentes plataformas de tecnologia, melhorando assim a probabilidade de acessar produtos licenciados com sucesso no menor tempo possível, garantindo o preço mais baixo no mercado global.

Das 186 economias participantes, 92 economias de renda baixa receberão apoio financeiro por meio do Compromisso de Mercado Antecipado (AMC) da Covax Facility. Essas economias incluem aquelas definidas pelo Banco Mundial como economias de renda baixa e média-baixa, bem como economias qualificadas para assistência internacional ao desenvolvimento.

Dos países que fazem parte do AMC, o UNICEF assumirá a liderança na compra da vacina para 82 participantes fora das Américas, enquanto a Opas, por meio de seu Fundo Rotativo, comprará a vacina para 10 de seus Estados membros nas Américas .

As economias autofinanciadas que participam da Covax Facility terão a opção de comprar vacinas diretamente, ou por meio do UNICEF e da Opas, com base nos termos-chave negociados pela Covax Facility. A Opas comprará em nome de todos os Estados membros interessados das Américas; até hoje, 28 economias autofinanciadas assinaram acordos com a Covax Facility.

O UNICEF e a Opas estabelecerão acordos de longo prazo para facilitar a aquisição e a entrega, mas também identificarão vacinas candidatas adicionais que serão objetos de compromissos de compra antecipada pela Covax Facility. A estrutura da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acesso justo e equitativo às vacinas contra a Covid-19 fornecerá orientação sobre a distribuição do suprimento. Espera-se que os fabricantes entreguem vacinas de acordo com os termos e condições do UNICEF e da Opas para economias de renda baixa.

Trabalhando em coordenação com as principais autoridades regulatórias, todas as vacinas serão endossadas quanto à segurança, à eficácia e à qualidade pela OMS antes da entrega. O UNICEF e a Opas pretendem assinar acordos de fornecimento com fabricantes de sucesso para apoiar o acesso antecipado às vacinas contra a Covid-19.

######

O UNICEF é o maior comprador individual de vacinas do mundo, adquirindo mais de 2 bilhões de doses de vacinas anualmente para imunização de rotina e resposta a surtos em nome de quase 100 países.

######

Sobre a Covax Facility
Covax é o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas da Covid-19 (ACT), uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos testes, aos tratamentos e às vacinas contra a Covid-19. A Covax é coliderada por Gavi, Cepi e OMS. Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19 e garantir o acesso justo e equitativo para todos os países do mundo. O UNICEF, em colaboração com o Fundo Rotativo da Opas, está liderando os esforços para adquirir e fornecer doses de vacinas contra a Covid-19 em nome da Covax Facility.

Sobre a Opas/OMS
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de sua população. Fundada em 1902, é a agência internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como Escritório Regional da OMS para as Américas e é a agência de saúde especializada do Sistema Interamericano.

Por mais de 40 anos, o Fundo Rotativo da Opas forneceu acesso a vacinas seguras e de qualidade a preços acessíveis para os Estados e territórios membros em toda a região. É parte do pacote mais amplo de cooperação técnica de imunização que apoia os esforços dos países para alcançar a redução sustentável e equitativa da morbidade e mortalidade de doenças evitáveis por vacinas por meio de estratégias de controle e eliminação.

Para mais informações relacionadas ao fornecimento nas Américas:
Sebastian Oliel, Opas Washington, +1 (202) 316 5679, oliels@paho.org
Ashley Baldwin, Opas Washington, +1 (202) 340 4025, baldwinash@paho.org

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1979
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1973

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.