UNICEF e Ministério do Planejamento e Orçamento oficializam parceria em prol de políticas públicas para infância

Memorando de entendimento foi assinado entre UNICEF e Ministério nesta quarta (29)

31 maio 2024
Ministra do Planejamento e representante do UNICEF posam para foto segurando documento assinado
Washington Costa/MPO

Brasília, 31 de maio – O trabalho conjunto entre o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que crianças e adolescentes sejam prioridade no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas e no orçamento público do País foi oficializado, nesta quarta (29), com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as organizações. Participaram do encontro para a celebração do documento, em Brasília, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e suas equipes.

Na ocasião, a ministra Simone Tebet celebrou o fortalecimento da parceria com o UNICEF para cooperar nas ações de planejamento, alocação de recursos, implementação e avaliação de políticas públicas, de modo a priorizar crianças e adolescentes. “Nosso orçamento público tem sido cada vez mais transparente. E queremos avançar neste sentido, para que seja possível enxergar cada vez mais como estão inseridas as crianças, as mulheres, as pessoas negras, por exemplo, em nosso orçamento”, disse ela. “Afinal, a recuperação de políticas públicas como a vacinação e a educação básica precisa deste foco. Por isso entendemos que a parceria com organizações como o UNICEF nos fortalece”, acrescentou.

Reunião no Ministério do Planejamento
Washington Costa/MPO

Já o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, destacou as sinergias entre o trabalho do Ministério e a atuação do UNICEF no País. “Há anos seguimos colaborando e trabalhando juntos, e este memorando de entendimento chega para oficializar e celebrar esta parceria. Há muito em comum entre o que foi definido no novo Plano Plurianual (PPA), por exemplo, e as prioridades do UNICEF. E este instrumento pode ser transformador para as crianças e adolescentes, já que indica não só um plano, mas um orçamento para fazer as políticas públicas para a infância acontecerem”, afirmou.

O compromisso do UNICEF em seguir contribuindo para os esforços do Ministério na implementação da Agenda Transversal Crianças e Adolescentes do PPA e em outras ações também foi destacado no encontro. Além de uma forte parceria com as secretarias de Planejamento, Orçamento Federal e Monitoramento e Avaliação, o UNICEF também atua em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subordinados ao Ministério do Planejamento e Orçamento, na produção de dados e evidências sobre a situação da infância e da adolescência no Brasil.

Além do representante do UNICEF no Brasil e da ministra do Planejamento e Orçamento, estiveram presentes na reunião o secretário-executivo Gustavo Guimarães, a secretária de Planejamento, Virgínia de Ângelis, o diretor da Secretaria Executiva, Marcus Thulio Rocha, a coordenadora-geral da Subsecretaria de Temas Transversais, Denise Gontijo, e a chefe de gabinete Marília Lima. Da parte do UNICEF, compareceram à reunião a representante adjunta, Denise Stuckenbruck, o especialista em Políticas Sociais, Santiago Varella, o oficial em Monitoramento e Avaliação, Willian Wives, e a assistente de Advocacy Caroline Magalhães. 

Contatos para a imprensa

Caroline Magalhães
Assistente de Comunicação e Advocacy
UNICEF
Telefone: 71 992836816

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.