UNICEF e IEMAs apoiam planos de projetos de vida para mais de 18 mil adolescentes e jovens

A proposta é desenvolver as habilidades e competências críticas para a segunda década da vida de adolescentes e jovens em 44 unidades educacionais municípios maranhenses

08 maio 2024

Com foco no apoio à 2ª Década da Vida de adolescentes e jovens, o UNICEF e o Instituto Estadual de Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) deram um importante passo para adicionar novos recursos de criatividade, resiliência e planejamento pessoal  na rede estadual de ensino, com o início da implementação do 1MiO - Um Milhão de Oportunidades/Projetos de Vida na rede do IEMA.

A plataforma 1MiO é a maior articulação reunindo governos, organizações sociais e empresas pela juventude no Brasil, com mais de 160 empresas engajadas, envolvendo 100 mil jovens cadastrados, entre eles, mais de 15 mil maranhenses. Com esse potencial de operação chegando no Maranhão, todos os IEMA Plenos (IPs) inauguraram formalmente, na segunda-feira, dia 29 de abril, o ciclo para internalizar o componente Projetos de Vida do 1MiO na rede. A proposta é desenvolver as habilidades e competências críticas para a segunda década da vida de adolescentes e jovens. Ao todo, serão 44 unidades, em diversos municípios maranhenses, e mais de 18 mil estudantes beneficiados.

Adolescentes e jovens planejando seu futuro no IEMA

O componente Projetos de Vida do 1MiO é uma ferramenta que se incorporará nos conteúdos e grades curriculares dos IEMAS, oferecendo ao estudante um olhar mais amplo sobre as perspectivas e acesso ao mundo da vida adulta e do trabalho. Contudo, vai além de treinamentos para aprendizagem de ofícios práticos. A plataforma 1MiO ajuda os educadores dos IEMAS a orientar os estudantes na construção de suas trajetórias pessoais para seu futuro, começando a partir do momento atual, de suas realidades, talentos, sonhos, saberes e vivências.

Um diferencial da iniciativa que o UNICEF agrega, ressaltado por Ofélia Silva, chefe do escritório no Maranhão, é que os adolescentes e jovens são os principais parceiros e os maiores especialistas na segunda década da vida. “É essencial entender que o trabalho pedagógico com adolescentes passa a requerer atitudes de maior parceria e fomento à criatividade e liderança por parte dos educadores. É por essa razão que iniciativas de empoderamento e escuta participativa funcionam tão bem com jovens. A gestão do IEMA reconhece com excelência esse elemento importante nesse ciclo da vida. Isso torna a parceria UNICEF – SEDUC/IEMA em favor dos adolescentes maranhenses ainda mais relevante”, disse.

"O compromisso e a parceria entre o IEMA e o UNICEF, por meio da estratégia 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), representam um marco significativo para o futuro dos adolescentes e jovens do Maranhão. Esta colaboração pioneira fortalece não apenas a educação, mas também os sonhos e aspirações individuais de cada aluno. Ao expandir horizontes e oferecer oportunidades tangíveis, esta parceria está moldando um caminho promissor para a juventude maranhense. Esta iniciativa, enraizada na inovação e excelência educacional, serve como um modelo inspirador para todo o estado, mostrando o potencial transformador da educação pública de qualidade”, enfatizou Cricielle Muniz, diretora-geral do IEMA.

Assim, a metodologia acontece em consonância com a realidade dos jovens dentro da grade dos IEMA Plenos, presente em todas as regiões do estado. O 1MiO/Projetos de Vida cria as oportunidades de enriquecimento do currículo estudantil, na atuação de docentes e dos demais servidores da rede. Na plataforma do 1MiO, os estudantes terão acesso a atividades formativas que oferecem importante certificação adicional para seus currículos, ampliando o potencial de acesso a trabalhos e estágios, diversificando criativamente o próprio currículo escolar. Um exemplo são os cursos de Design Gráfico, Criando Conteúdo Com o Canva, Programação Phyton, Design UX/UI e Programação, Produção Musical e Gestão de Finanças.

O planejamento feito pelo IEMA junto com os especialistas do UNICEF é para que esses conteúdos sejam inseridos nas guias de aprendizagem e planos de ensino. Como primeiro passo dado na parceria, foi realizada a formação das equipes escolares por Gabriel Medina, especialista do UNICEF que já apoia a iniciativa em nível estadual em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Os projetos de vida dos estudantes serão trabalhados por meio de cinco oficinas: Ubuntu - Eu Sou Porque Nós Somos; Ser Jovem, Sujeito de Direitos: Um Ser Social; Formação e Inserção Profissional: Caminhos e Perfis; Desvendando o Mundo do Trabalho; Redes e Relações. Os conteúdos elaborados são disponibilizados como caminhos para uma jornada de desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para os adolescentes e jovens, em termos de autoconhecimento, autocuidado, empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania.

dezenas de jovens participantes da iniciativa 1MiO, vestindo camiseta lilás, posam para uma foto em frente a um prédio de cores branca e azul
UNICEF

“Nós do UNICEF acreditamos que a escola é um espaço de proteção, que pode apoiar os estudantes na reflexão sobre seus projetos de vida e garantir a transição da escola para o mundo do trabalho de forma segura e significativa. Nesse sentido, os cursos e metodologias disponíveis na plataforma 1MiO podem ser integrados nos diferentes componentes curriculares e áreas do conhecimento a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional das juventudes”, ressaltou Juliana Sartori, Oficial de Programas da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades do UNICEF.

Desafios enfrentados na 2ª Década da Vida

A prioridade da parceria entre o UNICEF e o Governo do Estado do Maranhão com a oferta do 1MiO/Projetos de Vida na rede estadual responde à necessidade de enfrentar os desafios e obstáculos que adolescentes e jovens têm à frente em relação à inclusão e sucesso escolar, desemprego, violência e pobreza.

Com mais de 1,7 milhão de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos no Maranhão (IBGE/2022), os desafios são significativos: desse total, 608 mil não estudaram e nem trabalharam em 2022. A taxa de desemprego entre 18 a 24 anos atingiu 22,9% no estado, mais que o dobro da taxa geral de desocupação no Brasil (9,6%), e cerca de 25% dos alunos estão com atraso escolar no ensino médio.

Com a parceria na rede estadual dos IEMAs, uma estratégia de educação pública com qualidade, o Governo do Estado do Maranhão e o UNICEF reconhecem que o melhor caminho para transformar essa realidade é investir no desenvolvimento das habilidades e contribuir para capacitar os jovens a construir um futuro mais promissor e resiliente para si, suas famílias e comunidades.

Sobre parceria UNICEF e Governo do Estado do Maranhão

A partir do início nos IEMAs, o 1MiO/Projetos de Vida também será expandido ainda este ano, alcançando os Centros EducaMais. O planejamento desse segundo ciclo de escala estadual terá início no mês de maio, com a primeira oficina técnica em São Luís entre a gestão dos Centros EducaMais e os especialistas do UNICEF. Os adolescentes e jovens dessas instituições também terão a oportunidade de participar dessa experiência de desenvolvimento de habilidades e objetivos pessoais e profissionais.

As iniciativas em conjunto com o Governo do Estado do Maranhão para a 2ª Década da Vida incorporam o enfrentamento às violências, com o planejamento de como as redes de ensino devem identificar e receber denúncias, encaminhando-as aos órgãos competentes, e o estímulo à participação social de adolescentes e jovens em suas comunidades.

Sobre 1MiO

A iniciativa "Um Milhão de Oportunidades" (1MiO), liderada pelo UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 160 empresas, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.800 municípios e gerou mais de 500 mil oportunidades.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.