UNICEF e Iema realizam primeira maratona de desenvolvimento de jogos para alunas maranhenses

Iniciativa aborda o mundo dos games como possibilidade de desenvolvimento de habilidades e geração de renda para meninas e mulheres

27 outubro 2023

São Luís, 27 de outubro de 2023 – Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, o UNICEF e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizam uma maratona de desenvolvimento de jogos com 42 adolescentes, em São Luís (MA). As participantes são alunas do curso de informática, de sete Iemas Planos, e já têm participado de treinamentos e mentorias com as equipes do Office of Innovation do UNICEF e da Gamezônia, grupo inovador formado por jovens maranhenses que criaram seu próprio game e o tornaram comercialmente competitivo, inclusive com investimentos internacionais. A Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão (JPA), AMA Games e Beast Games também são parceiros estratégicos das ações.

A imersão tem o objetivo de promover diversidade e inclusão de meninas no ambiente da indústria dos games. A jornada vai encorajar adolescentes a partir dos 15 anos, com todos os níveis de experiência, para que participem e explorem esse universo da tecnologia e da gameficação numa efetiva a perspectiva de geração de renda. Para isso, o encontro inclui uma série de mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, apoio à inovação, design e programação.

O evento faz parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Office of Innovation do UNICEF, que está presente em cinco países. No Brasil, é implementada por meio da estratégia 1 Milhão de Oportunidades (1MiO).

"Para o 1MiO, a capacitação de meninas e mulheres no currículo Steam [que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – em inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics] é um processo indispensável para a superação da desigualdade de gênero no mundo do trabalho da tecnologia. Por isso, estamos sempre mapeando e apoiando iniciativas, com o intuito de fortalecer um ecossistema formativo capaz de reverberar uma mudança sistêmica do mercado da tecnologia. Levar essa capacitação para as adolescentes maranhenses do Iema traduz o esforço da iniciativa para prepará-las para assumir papéis de liderança no mundo do trabalho da tecnologia e liderar a mudança no cenário da desigualdade de gênero nesse mercado", explica Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.

Embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Dados da ONU Mulheres (2022) revelam que a exclusão das mulheres do mundo digital deixou de gerar 1 trilhão de dólares para os países de baixa e média renda na última década. Estima-se que essa perda chegará a 1,5 trilhão de dólares até 2025 (UN Women's Gender Snapshot 2022).

Em uma iniciativa inédita, o UNICEF convidou jovens de vários países, entre elas duas brasileiras, uma delas do território da Cidade Operária de São Luís, para participar do workshop global realizado em junho de 2023, com o intuito de moldar a jornada de cocriação da iniciativa Game Changers Coalition. Ao trazê-la para o Brasil, o 1MiO realizou uma consulta via U-Report (plataforma de interação do UNICEF com jovens de todo o mundo), com mais de 2 mil meninas em todo o país, sobre a percepção das mulheres a respeito de suas possibilidades de entrada no mundo do trabalho a partir da indústria de games.

A iniciativa segue a estratégia global do UNICEF em colaborar para o desenvolvimento de competências de meninas nas áreas de Steam, para que esses espaços fomentem a igualdade de oportunidades para todos os gêneros. O 1MiO atua para unir a indústria de jogos em um esforço coordenado, aumentando o número de meninas líderes no presente para um futuro digital mais inclusivo, diversificado e seguro.

Sobre o evento

Quando: 30 e 31 de outubro de 2023, das 8h às 17h

Onde: Unidades Iema que receberão a Game Jam:

  • São José de Ribamar (João Mike e Francisco de Paula)
  • Itaqui Bacanga (Roosevelt Costa)
  • Gonçalves Dias (Wildemarkes da Silva)
  • Bacelar Portela (Alexsandro dos Santos e Geysa Chaves)
  • Centro (Dannyelle Lisboa)
  • Rio Anil (Aline Costa e Igor Santos)
  • Tamancão (João Linhares Jr.)

Contato para mais informações: Ofélia Silva, chefe do Escritório do UNICEF em São Luís, (98) 98111 7496, osilva@unicef.org

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.