UNICEF e FJLES renovam parceria em apoio à Busca Ativa Vacinal

Fundação José Luiz Egydio Setúbal renova parceria estratégica por três anos para fortalecer iniciativa do UNICEF em prol da imunização infantil

05 dezembro 2023

Brasília, 5 de dezembro de 2023 – A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) renovaram por três anos a parceria estratégica em apoio à Busca Ativa Vacinal (BAV), estratégia do UNICEF para apoiar municípios na retomada da imunização infantil. Lançada em 2022, a iniciativa já capacitou mais de 27 mil profissionais de saúde, educação e assistência social e mais de 21.652 usuários cadastrados na plataforma.

No Brasil, três em cada dez crianças não receberam vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente perigosas. Com o apoio da FJLES, a Busca Ativa Vacinal se expande com o foco principalmente na capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social para encontrar crianças e adolescentes não imunizados ou com atraso vacinal nas regiões Norte e Nordeste, assim garantindo que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que essa população complete sua carteira de vacinação e cresça protegida de doenças evitáveis.

“É com muita alegria e gratidão que celebramos esta nova etapa da parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal. A nossa missão é contribuir com a imunização de cada criança, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade, o que é possível por meio de parcerias como esta”, diz Regina Gerbi, chefe interina de Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil.

A proposta da BAV é contribuir para que cada município trabalhe de forma intersetorial, reunindo representantes de diferentes áreas em prol da vacinação infantil. Para tanto, a BAV conta com formação online gratuita para profissionais de saúde, educação e assistência social e com uma plataforma digital, gratuita, para apoiar os agentes locais na identificação, no registro e no monitoramento de crianças não imunizadas. Até o momento, mais de 1.500 municípios aderiram à estratégia. A partir da adesão, cada município se compromete a ampliar a imunização infantil.

Em 2023, a Fundação também apoiou a crise yanomami com a doação de latas de leites terapêuticos para tratamento de crianças com desnutrição aguda grave. Os chamados F100 e F75 contêm a quantidade adequada de nutrientes para a readaptação ao consumo de alimentos.

“Não poderíamos estar mais satisfeitos com esta parceria que entra numa nova etapa, contando com a capacidade técnica, humana e de mobilização do UNICEF. Sabemos que combater a desigualdade que assola as crianças brasileiras exige atuação estratégica, e a BAV é parte importantíssima do nosso propósito em buscar uma infância saudável para uma sociedade melhor”, diz José Luiz Setúbal, presidente da fundação que leva seu nome.

Busca Ativa Vacinal
A Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica – disponibilizada gratuitamente para municípios – e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.