ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

UNICEF e Amcham reúnem empresas e ministro do Desenvolvimento Social em prol da Agenda ESG no Brasil

No evento, foram discutidas práticas e oportunidades de ESG para o setor privado e estratégias para enfrentar as desigualdades no País

11 agosto 2023
Três homens estão em pé, lado a lado, posando para a foto
UNICEF Brasil
Da esquerda para a direita, Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, e Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, durante Encontro ESG, na sede do UNICEF no Brasil, em Brasília.

Brasília, 11 de agosto de 2023 – Questões ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais fazendo parte das decisões e estratégias do mundo corporativo. Para tratar do assunto, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Câmara Americana de Comércio (Amcham) promoveram a 1ª edição do Encontro ESG, que discutiu o tema "Prioridades ESG e da Agenda de Desenvolvimento Social em 2023". O evento reuniu empresas e representantes do governo, na sede do UNICEF no Brasil, em Brasília.

Participaram do encontro o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, além de a diretora-geral do YouTube no Brasil, Patrícia Muratori, e a diretora associada de Public & Corporate Affairs da multinacional Takeda, Marília Gusmão, juntamente com cerca de 50 executivos de empresas de diversos segmentos.

“Esse encontro foi uma ótima oportunidade para compartilhar boas práticas e programas empresariais que possam contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Essa união de esforços, com governos, sociedade civil e parceiros dos setores privado e filantrópico está na base do trabalho do UNICEF no Brasil e no mundo, pois sabemos que essas parcerias são fundamentais para alcançar os ODS e ajudar as crianças e os adolescentes a atingirem seu máximo potencial”, disse Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

Na abertura, a Amcham apresentou as ações da entidade na área de ESG, incluindo dados da Pesquisa Panorama ESG 2023, que ouviu mais de 574 executivos brasileiros neste ano. O levantamento apontou que 82% dos entrevistados defendem que os CEOs devem liderar ativamente a agenda ESG no País e 69% acreditam que o governo também tenha um papel fundamental na Agenda ESG.

“O UNICEF é um parceiro de longa data da Amcham, e mais uma vez formamos essa parceria para fazer essa discussão, trazendo o setor empresarial em torno de temas ambientais, sociais e de governança. Nós tivemos um espaço de muito rico de compartilhamento de experiências, do que as empresas têm feito de aproximação do governo federal e também de criação de laços que nos ajudam a avançar nessa agenda que é muito importante", disse o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto.

Em seguida, o estudo "As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil", lançado pelo UNICEF em janeiro de 2023, foi apresentado pela chefe de Políticas Sociais do UNICEF no Brasil, Liliana Chopitea. O estudo mostra que, no Brasil, ao menos 32 milhões de meninas e meninos (63% do total) vivem na pobreza, em suas múltiplas dimensões: renda, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação. “Os desafios são imensos e inter-relacionados. Para reverter esse cenário, é preciso unir esforços e investir em políticas públicas que beneficiem não só as crianças e os adolescentes diretamente, mas também mães, pais e responsáveis, especialmente os mais vulneráveis”, afirmou Liliana Chopitea.

Após a apresentação do UNICEF, foram compartilhadas experiências de práticas ESG, com cases de governança, no painel “O G do ESG: O YouTube que ninguém vê”, apresentado pela diretora-geral do YouTube no Brasil, Patrícia Muratori. E um case de saúde e sustentabilidade empresarial foi apresentado pela diretora associada de Public Affairs & Corporate da multinacional Takeda, Marília Gusmão.

Para fechar o encontro, o ministro Wellington Dias falou aos presentes e respondeu perguntas sobre os desafios do Brasil no combate às desigualdades sociais e quais as parcerias que o governo federal tem feito para enfrentar essas dificuldades, e proporcionar oportunidades para os brasileiros que estão na pobreza.

“Nós temos que dar as mãos, setor público e setor privado, para encontrar alternativas potentes para o Brasil”, disse o ministro durante o evento. “Estamos trabalhando com o setor privado em uma perspectiva de organizar uma rede Brasil de qualificação focada no público do cadastro único e especialmente do Bolsa Família, para que possamos abrir o máximo de oportunidades para o emprego e o empreendedorismo. Estou bastante animado com a perspectiva”, afirmou Wellington Dias.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.