UNICEF discute programa de aprendizagem com Governo do Rio Grande do Norte

Encontro teve como objetivo a ampliação do programa de enfrentamento da cultura de fracasso escolar

10 março 2023
Grupo de pessoas posa para a foto.
Ivo Freira/Assecom-RN

Natal/Brasília, 10 de março de 2023 – A chefe da área de Educação do UNICEF no Brasil, Mônica Dias Pinto, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a presidente da Undime-RN, Joária Vieira, reuniram-se nesta quinta-feira (9/3) para discutir a ampliação do programa de enfrentamento da cultura de fracasso escolar que vem sendo desenvolvido no estado. Com base na estratégia do UNICEF Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE), o estado adotou novas políticas educacionais para enfrentar o atraso escolar e o risco de abandono, implantando o "Programa Educacional Caminhos de Aprendizagem: Avexadas para Aprender" em 22 escolas potiguares.

Em 2022, o programa envolveu 31 turmas das redes estadual e municipal em 16 cidades, alcançando 623 estudantes. Antes de chegar às salas de aula, a iniciativa possibilitou a escuta de adolescentes, a formação de professores e gestores e incluiu a elaboração de um currículo diferenciado com o objetivo de contribuir para um diagnóstico mais completo sobre a distorção idade-série e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de práticas educacionais adaptadas.

Na reunião, que contou com a participação de membros das equipes do estado, da Undime e do UNICEF, Mônica Dias Pinto pontuou a satisfação em constatar a existência de um programa estruturado destinado a estudantes desistentes ou em risco de abandono. “É muito importante ampliar o programa e a formação de professores, a governança tripartite e a adesão das partes envolvidas para alcançarmos mais alunos. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado, que pode contar conosco”, declarou.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a administração atual trabalha para equipar as escolas públicas com uma estrutura física agradável e infraestrutura tecnológica para garantir o interesse do estudante e o aprendizado. “A cada dia, torna-se mais importante contar com a infraestrutura tecnológica reforçando as ferramentas do aprendizado”, afirmou.

A presidente da Undime destaca a importância de aproximação entre escola e estudante para a manutenção do interesse e da aprendizagem. “A Undime acredita e ajuda a construir o regime de colaboração como via importante para enfrentar a cultura de fracasso escolar. Queremos uma escola mais forte com ações práticas”, destacou Joária.

Avexadas – O programa "Avexadas para Aprender" ocorre no âmbito da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, uma iniciativa do UNICEF e outros parceiros. O programa foi desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) e o apoio estratégico do UNICEF e do Itaú Social.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913
Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.