UNICEF convida os governadores da Amazônia Legal para aderir ao 1 Milhão de Oportunidades

Convite foi feito durante reunião do Consórcio Amazônia Legal, realizada em Manaus

10 novembro 2023
Pessoas em reunião. Um homem fala ao microfone.
Antonio Lima/Secom Amazonas
O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, fala durante 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal Brasileira.

Manaus, 10 de novembro de 2023 – O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, participou, nesta sexta-feira, 10 de novembro, do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal Brasileira, realizado em Manaus, com foco na preservação da Região Amazônica e no protagonismo da população local na agenda climática. Durante o evento, o UNICEF propôs a adesão dos Governos Estaduais da Amazônia à iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MIO), parte da estratégia global Generation Unlimited do UNICEF.

O 1MIO tem como foco a inclusão produtiva de adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho, promovendo: capacitação e treinamento profissional de jovens para as habilidades exigidas pelo mundo do trabalho; geração de oportunidades de emprego decente, vagas para aprendizes na forma da lei e oportunidades de estágio remunerado; e desenvolvimento de metodologias específicas de inovação e geração de renda – incluindo a promoção de empregos e habilidades verdes.

Segundo os dados do Censo 2022, a população com menos de 30 anos de idade é de 85 milhões. São crianças, adolescentes e jovens que representam 42% do total da população. Quando comparamos os dados de 2022 com 2010 observamos uma redução de 12 milhões de crianças, adolescentes e jovens. “Isso quer dizer que nossa população jovem está diminuindo e que estamos em um momento crucial para assegurar os investimentos necessários para que esta geração consiga interromper o ciclo de reprodução da pobreza e possa se desenvolver adquirindo as competências e oportunidades para se tornar adultos autônomos e com possibilidade de realizar seus projetos de vida”, afirmou Youssouf Abdel-Jelil.

“Considerando a lideranças que vocês, governadores da Amazônia Legal, estão assumindo na agenda de mudanças climáticas, especialmente no contexto da bioeconomia, é importante pensarmos também em incluir adolescentes e jovens em formações centradas na economia verde, empregos verdes, inovações voltadas a economia de baixo carbono e iniciativas baseadas na sustentabilidade”, complementou ele, convidando os governadores presentes a aderir à iniciativa.

Os governadores que aceitarem o convite receberão, em seus gabinetes, após o evento, um termo de compromisso do 1MIO, para ser analisado e assinado posteriormente.

Foto mostra uma sala de reuniões com diversas pessoas. No fundo da sala há uma tela com uma apresentação de PowerPoint.
Antonio Lima/Secom Amazonas
UNICEF apresenta a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) aos governadores e participantes do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal Brasileira.

Sobre o 1Mio

Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018. Conheça mais em 1mio.com.br. Para desenvolver a iniciativa, o UNICEF no Brasil conta com parceiros estratégicos Accenture, Iberdrola, Microsoft e Silatech, com o parceiro Upland, e com adesão de mais de 100 empresas.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022
Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.