UNICEF convida adolescentes a se inscrever no Festival Flow Delas, em comemoração ao Dia Internacional da Menina

MC Soffia apoia a ação, voltada a amplificar a diversidade de expressão por meio de diferentes gêneros artísticos. Inscrições vão até 4 de outubro e podem participar adolescentes de 13 a 18 anos

02 outubro 2020

São Paulo, 2 de outubro de 2020 – Garantir que cada menina tenha o direito de se expressar, fazer suas escolhas e de ser quem deseja: esse é o mote do Festival Flow Delas, evento promovido pelo UNICEF para celebrar a potência de vozes de meninas negras e indígenas brasileiras. Com inscrições até 4 de outubro, o festival vai culminar na celebração do Dia Internacional da Menina, com evento online no dia 11 de outubro. A cantora e influenciadora MC Soffia faz parte do corpo de juradas, também composto por negras e indígenas, que avaliarão os conteúdos.

“O Dia Internacional da Menina para mim é muito importante. É um dia de luta e resistência, principalmente por ser uma menina negra. Nós, meninas, queremos ir e voltar sem ser assediadas e queremos ser respeitadas. Com a minha voz e letras sobre racismo e empoderamento, eu inspiro meninas a se respeitarem e se amarem”, afirma MC Soffia, 16 anos e cantora de Hip hop.

O festival é voltado para adolescentes de 13 a 18 anos, que podem inscrever vídeos de até 2 minutos sobre os direitos de meninas negras e indígenas, incluindo temas de saúde, proteção contra a violência, educação, engajamento e participação nas políticas públicas. Para isso, os adolescentes podem participar com raps, manifestos, poemas, versos de músicas, entre outras formas de expressão. É possível inscrever o vídeo sozinho ou em grupos de até três integrantes, com a seguinte condição: a inscrição individual deve ser de meninas negras ou indígenas. A inscrição em grupo deve ter pelo menos uma menina negra ou indígena. A proposta é promover um amplo debate sobre ações antirracistas, com o protagonismo dos grupos mais afetados por esse tema.

“O festival é uma oportunidade para reivindicar o direito de cada menina crescer e se desenvolver plenamente, valorizando as múltiplas expressões e identidades dos grupos mais afetados pelas desigualdades no Brasil. Todas as pessoas têm a responsabilidade de promover ações antirracistas, mas o protagonismo deve ser das meninas negras e indígenas”, diz Gabriela Mora, oficial da área de adolescentes e ponto focal de gênero do UNICEF.

Na primeira fase, serão selecionados cinco vídeos, com base no conteúdo desenvolvido, que passarão para a etapa seguinte do festival. As pessoas responsáveis pelos cinco vídeos selecionados receberão mentoria da Produção Preta, produtora audiovisual formada por jovens, a fim de reelaborar o vídeo inscrito com mais técnicas audiovisuais. Para isso, cada finalista receberá um kit de acessórios para celular que podem ser usados para melhorar a qualidade dos conteúdos.

A votação ficará aberta ao público. Os cinco finalistas farão apresentações ao vivo durante evento online do dia 11 de outubro e contarão com um corpo de juradas influenciadoras e celebridades que avaliarão o conteúdo e escolherão o grande finalista. A pessoa ou equipe responsável pelo vídeo finalista, selecionado durante o festival, receberá um celular smartfone como premiação.

Além disso, para inspirar e motivar meninas para se expressarem, a influenciadora e cantora MC Soffia abraçou a ação e gravou pílulas de vídeos. Soffia divide os desafios de ser cantora, jovem, negra e influenciadora com recados empoderadores e inspiradores para todas as meninas do Brasil. Essa ação faz parte também da iniciativa Minhas Escolhas, uma parceria do UNICEF e da Plan International Brasil. Os vídeos Papo reto sobre racismo; Sua voz vale muito e Faça acontecer serão divulgados nas redes sociais do UNICEF e da Plan, a partir de amanhã, 3 de outubro.

“Eu mostro para as meninas que elas também podem ter a voz delas, podem chegar onde eu cheguei e acreditar nos sonhos delas. Quando eu repasso essas mensagens, as meninas podem enviar para outras pessoas e, assim, podemos ir mudando o mundo”, conta MC Soffia.
 

Serviço

O que: Festival Flow Delas: celebrando a potência de meninas negras e indígenas
Link: Inscrições para o festival em bit.ly/flowdelas
Quando: Até dia 4/10/20
Evento: Realizado no dia 11/10/20 por meio de plataforma online, às 16h30

 

Sobre o Festival Flow Delas - O Festival Flow Delas: Celebrando a potência das meninas negras e indígenas é uma iniciativa do UNICEF para celebrar o Dia Internacional da Menina. O Flow significa diversidade de expressar sua criatividade, ritmo e identidade. Voltado para adolescentes de 13 a 18 anos, a inscrição do festival prevê a elaboração de vídeos de até 2 minutos individualmente ou em grupos de até três pessoas. Serão três fases do processo seletivo, com mentoria de audiovisual e conteúdo avaliado por juradas influenciadoras e celebridades. A premiação acontecerá em uma plataforma virtual, no dia 11 de outubro de 2020.

Contatos para a imprensa

Mélanie Layet
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 3728 5706
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.