UNICEF celebra o anúncio de sua próxima diretora executiva

10 dezembro 2021

Nova Iorque, 10 de dezembro de 2021 – O UNICEF acolheu com satisfação o anúncio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, de que Catherine M. Russell sucederá Henrietta H. Fore como diretora executiva do UNICEF.

Catherine Russell traz para a função décadas de experiência em desenvolver políticas inovadoras que capacitam comunidades vulneráveis em todo o mundo; entregar programas de alto impacto que protegem mulheres e meninas, inclusive em crises humanitárias; construir, erguer e gerenciar diversas forças de trabalho; e mobilizar recursos e apoio político para uma ampla gama de iniciativas.

Atualmente ela atua como assistente do presidente dos EUA e diretora do Escritório de Pessoal Presidencial da Casa Branca. De 2013 a 2017, ela atuou como embaixadora itinerante para Assuntos Internacionais da Mulher no Departamento de Estado dos EUA. Nesse cargo, ela integrou as questões das mulheres em todos os elementos da política externa dos Estados Unidos, representou os EUA em mais de 45 países e trabalhou com governos estrangeiros, organizações multilaterais e sociedade civil. Ela foi a principal arquiteta da inovadora Estratégia Global dos Estados Unidos para Empoderar Meninas Adolescentes.

Anteriormente, Russel atuou como assistente adjunta do presidente na Casa Branca durante o mandato do presidente Barack Obama; assessora principal sobre Questões Internacionais da Mulher no Comitê de Relações Exteriores do Senado; procuradora-geral associada do Departamento de Justiça; e diretora de equipe do Comitê Judiciário do Senado. Antes de retornar ao serviço público em 2020, ela lecionou na Harvard Kennedy School como professora bolsista do Instituto de Políticas. Ela também atuou como copresidente do conselho do Women's Foreign Policy Group, como membro do conselho da Women for Women International, como membro do Conselho Consultivo do Sesame Street, como membro da organização sem fins lucrativos KIVA Advisory Council, e como membro da iniciativa Trust Women da Fundação Thomson Reuters.

Russell é bacharel em Filosofia, magna cum laude, pelo Boston College, e possui um diploma de Juris Doctor pela Faculdade de Direito da George Washington University.

“Catherine Russell trará uma riqueza de experiência para o trabalho do UNICEF, e estou muito feliz em passar o bastão a alguém com seu conhecimento, experiência e profundo cuidado com crianças e mulheres”, disse a diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore. “Não tenho dúvidas de que o UNICEF e as crianças do mundo todo estarão em boas mãos sob sua liderança”.

“Dou as boas-vindas a Catherine Russell e estou ansioso para trabalhar com ela. Ela tem o total apoio do Conselho Executivo do UNICEF para desempenhar esse papel crítico de liderança”, disse Rytis Paulauskas, embaixador da Lituânia nas Nações Unidas e presidente do Conselho Executivo do UNICEF.

Catherine Russell assumirá suas novas funções no início do próximo ano. Ela é a oitava pessoa a ocupar o cargo de diretor executivo do UNICEF e a quarta mulher a liderar a agência de 20 mil funcionários em seus 75 anos de história.

Contatos para a imprensa

Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.