UNICEF celebra Dia Mundial da Criança em Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo

Atividade contou com a participação de cerca de 280 alunos e responsáveis no CEU EMEF Profª Nazaré Neri de Lima

21 novembro 2022
Foto mostra um auditório com crianças e adultos na plateia e no palco os personagens Luca, Mônica e Milena, além de a chefe do escritório do UNICEF em São Paulo
UNICEF/BRZ/Fabio Hirata
Os personagens Luca, Milena e Mônica, que é embaixadora do UNICEF no Brasil, e Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, participam da celebração do Dia Mundial da Criança em Cidade Tiradentes.

São Paulo, 21 de novembro de 2022 – Na última sexta-feira, 18 de novembro, 280 alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental do CEU EMEF Profª Nazaré Neri de Lima participaram de uma tarde de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Criança – data celebrada globalmente em 20 de novembro. A atividade, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil em parceria com a escola e outros apoiadores, teve como objetivo destacar a importância do esporte e do movimento para a saúde física e mental e para a proteção de meninas e meninos contra todas as formas de violência.

Blocks
Foto mostra um grupo de meninas e meninos em um palco
UNICEF/BRZ/Fabio Hirata
Estudantes do 2º ano do ensino fundamental do CEU EMEF Profª Nazaré Neri de Lima cantam músicas com interpretação em Libras.

A programação começou com a recepção das crianças e seus responsáveis com uma banda do Grupo Vira Festa. Na primeira parte do evento, os participantes se concentraram no teatro para assistir, primeiro, aos alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental que apresentaram duas músicas com interpretação na língua brasileira de sinais (Libras), reforçando a importância da inclusão.

Em seguida, artistas circenses do Grupo Vira Festa garantiram a animação que foi seguida por uma atividade conduzida pelo Instituto Coletivxs sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ainda no teatro, crianças e adultos foram surpreendidos pela presença de três personagens da Turma da Mônica: a própria Mônica, que é embaixadora do UNICEF, Milena e Luca. Além de sua interação com as crianças, a presença dos personagens Mônica, Milena e Luca foi acompanhada por mensagens sobre a importância da garantia de direitos, inclusão e não discriminação na infância.  Para fechar, todos foram direcionados para atividades de movimento, recreação e esportes na quadra da escola. Também foram disseminadas mensagens sobre vacinação.

O evento do Dia Mundial da Criança soma-se às atividades da #AgendaCidadeUNICEF, lançada em maio deste ano na capital paulista, por meio de uma parceria com a Prefeitura. A Cidade Tiradentes foi identificada como território prioritário da iniciativa, a partir da análise de indicadores sociais e potencialidades locais.  

“Para nós foi muito importante celebrar esse dia e reforçar a importância de se falar dos direitos de cada menina e menino, que é um dos pilares da parceria entre o UNICEF e a Prefeitura de São Paulo para levar para toda criança e todo adolescente da Cidade Tiradentes: saúde, educação, proteção contra as violências e trabalho legal para os adolescentes”, afirma Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

Foto mostra uma adolescente brincando com um bambolê
UNICEF/BRZ/Fabio Hirata
A tarde em comemoração ao Dia Mundial da Criança em Cidade Tiradentes, na sexta-feira 18 de novembro, terminou com atividades lúdicas e esportivas.

Dia Mundial da Criança – O Dia Mundial da Criança é celebrado no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, quando as Nações Unidas a escolheram para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças e os adolescentes – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento dos países. 

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.