UNICEF assina acordo de fornecimento da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19

Em nome da COVAX Facility, o acordo prevê o fornecimento da vacina Pfizer-BioNTech durante 2021

11 fevereiro 2021

Nova York, 11 Fevereiro de 2021 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou no dia 11 de fevereiro a assinatura de um acordo com a Pfizer em nome da COVAX Facility para o fornecimento da vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 durante 2021.

As entregas da vacina estão previstas para começar ainda no primeiro trimestre de 2021, uma vez que os países aos quais foram alocadas as doses da vacina Pfizer-BioNTech, na alocação realizada pela COVAX, confirmaram que estão em total conformidade com todos os requisitos estabelecidos pela Pfizer/BioNTech e a COVAX Facility.

O objetivo da COVAX Facility é fornecer ao mundo a melhor forma de tornar as vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19 disponíveis e acessíveis a todos os países do mundo, independentemente do nível de renda. Este acordo de fornecimento permite que o UNICEF adquira doses, das mais de 40 milhões que foram garantidas sob o Acordo de Compra Antecipada da Instalação COVAX (APA) com a Pfizer/BioNTech, para estarem disponíveis ao longo de 2021.

A vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19, que foi a primeira a receber a Lista de Uso de Emergência (EUL) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 31 de dezembro de 2020, requer armazenamento em cadeia de ultrafrio. O UNICEF tem trabalhado 24 horas por dia com parceiros para apoiar os governos para garantir que as instalações da Rede de Frio estejam prontas para armazenar e distribuir uma variedade de vacinas contra a Covid-19, com diferentes requisitos de Rede de Frio.

O acordo anunciado hoje é o segundo acordo de fornecimento de longo prazo que o UNICEF assinou com um fabricante de vacina contra a Covid-19, em nome da COVAX Facility. Ainda na semana passada, o UNICEF assinou um acordo com o Serum Institute of India para ter acesso a duas vacinas, por meio da transferência de tecnologia da AstraZeneca e Novavax, sujeito à aprovação da vacina pela OMS.

A COVAX Facility, co-liderada pela Gavi, a Coalizão para Inovações de Preparação para Epidemias (CEPI) e a OMS, juntamente com o UNICEF, visa fornecer pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas aprovadas contra a Covid-19 até o final de 2021, permitindo às economias participantes proteger os profissionais de saúde e assistentes sociais [ECC1] da linha de frente, bem como outros grupos vulneráveis ​​e de alto risco. 
 

Sobre a COVAX Facility 
COVAX é o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT), uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas contra a Covid-19. A COVAX é co-liderada pela Gavi, a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) e a OMS. Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19 e garantir o acesso justo e equitativo para todos os países do mundo. www.who.int/initiatives/act-accelerator/covax. O UNICEF, em colaboração com o Fundo Rotativo do PAHO, está liderando esforços para adquirir e fornecer doses de vacinas contra a Covid-19 em nome da Covax Facility

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1979
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1973

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.