UNICEF apresenta ações desenvolvidas no Ceará a lideranças corporativas e filantrópicas
Grupo formado por altas lideranças corporativas e filantrópicas vivenciou o impacto da atuação do UNICEF na vida de crianças e adolescentes em municípios do Selo UNICEF e na capital cearense

Fortaleza, 15 de setembro de 2023 – O UNICEF realizou, na última terça-feira (12/9), uma visita de campo para apresentar iniciativas desenvolvidas no Ceará a lideranças corporativas e filantrópicas. O grupo conheceu a experiência do município de Eusébio no Selo UNICEF, assim como ações implementadas em Fortaleza nas áreas de desenvolvimento infantil e imunização, educação, enfrentamento da violência, engajamento de adolescentes e transição positiva para o mercado de trabalho. Os participantes também conversaram com adolescentes e famílias, que falaram sobre o impacto dessas atividades em sua vida.
De acordo com a representante adjunta para programas do UNICEF no Brasil, Paola Babos, além de apresentar resultados das ações do UNICEF, o encontro com lideranças corporativas e filantrópicas buscou identificar novas possibilidades de atuação conjunta. “Nós buscamos inspirar e, por meio de ações que têm crianças e adolescentes como uma prioridade, ver como podemos atuar, conjuntamente, como lideranças e entre nós”, disse. Estiveram presentes executivos de grupos como Louis Vuitton, Santander, Fleury, Klabin, Aegea, J. Macedo e M. Dias Branco.
Deborah Vieitas, integrante do Conselho Consultivo do UNICEF e presidente do Conselho de Administração do Santander Brasil, esteve presente e enfatizou a importância da iniciativa para materializar o impacto das ações do UNICEF. “A visita foi espetacular, pois permitiu que a gente visse a evolução de educação e saúde para adolescentes e crianças. É um trabalho muito importante de integração de políticas públicas e que tem motivado muitos municípios a atingir novos patamares em gestão pública”.
Como parte da programação, o grupo visitou o município de Eusébio, no Ceará, e conheceu a Casa dos Conselhos, onde gestores e técnicos municipais reúnem-se uma vez por mês para acompanhar os indicadores monitorados pela metodologia do Selo UNICEF direcionados a políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O município participa desde a primeira edição do Selo UNICEF e vem alcançando a certificação a cada ciclo.
O chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, destacou o Selo UNICEF como uma ferramenta de gestão baseada em resultados, que atua como um guia de prioridades para os municípios. “Nós acompanhamos os indicadores clássicos, traçamos metas e oferecemos apoio nessa caminhada. As ferramentas do UNICEF viram metodologia para os municípios”, ressaltou.
Os participantes conversaram com adolescentes que frequentam a Escola Promoção à Vida, iniciativa do município de Eusébio, como parte de sua resposta à exclusão escolar e proteção de adolescentes contra as violências. Acolhendo estudantes no contraturno, o espaço atua no fortalecimento de competências e construção de planos de vida. Um dos adolescentes beneficiados, Jonatas Silva, 19 anos, contou que essa oportunidade foi decisiva em sua vida.
“Eu era um jovem que não queria nada com a vida, já me envolvi muito nas coisas erradas. Se não fosse isso, talvez eu não estivesse aqui”, disse, referindo-se ao convite para fazer parte da Escola Promoção à Vida. Atualmente, Jonatas trabalha durante o dia e cursa medicina veterinária. É o primeiro da família a chegar à universidade.
Intersetorialidade – O grupo conheceu ainda o trabalho intersetorial das áreas de saúde, educação e proteção social em Eusébio, a partir de fluxos e processos estabelecidos entre um centro especializado em reabilitação (CER), um centro de educação infantil e um Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Em Fortaleza, os participantes também visitaram a Unidade Básica de Saúde Pompeu Vasconcelos, que foi reconhecida pelo UNICEF como uma Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), e observaram o atendimento a uma família. A partir de formações, conteúdos e metodologias disponibilizadas pelo UNICEF, o espaço aprimorou seu atendimento a crianças na primeira infância e suas famílias com estratégias para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e amamentação, entre outras. Como encerramento e parte da iniciativa Um Milhão de Oportunidades, o grupo participou de um diálogo com adolescentes sobre transição positiva para o mercado de trabalho.
“É uma grande oportunidade pra gente. Quando você tem contato com essa realidade e, principalmente, com a capacidade do UNICEF de agir qualitativa e quantitativamente nesse drama triste que são os desafios da infância, educação e saúde, isso faz com que se renovem a esperança e a decisão de agir”, disse Horacio Lafer Piva, acionista da Klabin.
“Tive uma oportunidade incrível de conhecer na prática os projetos e iniciativas do UNICEF no Ceará como um exemplo prático do que pode ser feito para mudar a situação de adolescentes e crianças no nosso país. Foi muito gratificante ver que é possível mudar a situação de vida, de educação e saúde e o futuro; e fazer com que os jovens e as crianças possam voltar a sonhar. Eu recomendo que outros que possam ter essa oportunidade venham conhecer”, complementou Eduardo Marques, diretor executivo de Pessoas e Cultura do Grupo Fleury.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.