UNICEF apoia Roraima para ampliação da vacinação de rotina

Com contratação de técnicos e formação de equipes móveis, o UNICEF, em parceria com o Governo de Boa Vista, trabalha para reverter a queda na cobertura vacinal entre crianças e adolescentes

04 novembro 2020
técnica de enfermagem, usando máscara, está na sala de aula
Semuc/PMBV/Cláudia Ferreira
Curso de atualização em imunização para mais de 20 técnicos de enfermagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista: cobertura de vacinação vem registrando queda no Brasil.

Boa Vista, 4 de novembro de 2020 – Em meio à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, ocorrida no mês de outubro, o UNICEF reforçou as atividades para fortalecer a cobertura vacinal no estado de Roraima, com foco nas crianças e nos adolescentes migrantes e refugiados da Venezuela.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, o UNICEF formou uma equipe móvel de vacinação para buscar ativamente crianças com o cronograma vacinal desatualizado e alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade que têm dificuldade para se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde. Em seis ações durante o mês, mais de 400 crianças foram localizadas e tiveram as suas cadernetas atualizadas.

A imunização por meio da vacina é a prática mais barata e eficaz para a prevenção contra várias doenças infecciosas, estando entre as intervenções de maior impacto para a redução da mortalidade infantil.

“O monitoramento e atualização da situação vacinal é uma das nossas ações prioritárias. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal para evitar surtos de doenças imunopreviníveis, uma prioridade reforçada diante da pandemia de Covid-19”, afirmou Daiana Pena, oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil

Na capital do estado e em Pacaraima, uma equipe de nove técnicos de enfermagem foi contratada para atuar especificamente na atualização vacinal em Unidades Básicas de Saúde, atividade que segue nos próximos meses. O UNICEF também organizou um curso de atualização em imunização para mais de 20 técnicos de enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.

Desde 2015, vem sendo observada no Brasil uma queda nas coberturas vacinais, o que se agravou durante a pandemia de Covid-19 em função do adiamento das aplicações das doses recomendadas e da baixa procura dos serviços de saúde.

Especialistas temem o reaparecimento de doenças que até então estavam erradicadas ou controladas, entre elas, o sarampo e a poliomielite. O sarampo foi declarado eliminado do País em 2016 pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, mas voltou a registrar surtos no Brasil em 2018.

Nos abrigos da Operação Acolhida – a resposta humanitária do Governo Brasileiro à crise migratória venezuelana –, agentes comunitários de saúde fazem o monitoramento constante da situação vacinal da população, como parte do programa regular do UNICEF em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

Para entender os motivos que estão levando as famílias a não vacinar os filhos menores de 5 anos, o UNICEF lançou recentemente um estudo qualitativo sobre os fatores relacionados à redução das coberturas vacinais de rotina em crianças menores de 5 anos durante o período de novembro de 2019 a maio de 2020.

As ações para o fortalecimento da cobertura vacinal contam com o financiamento da Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês) e do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Contatos para a imprensa

Ludmila Balanin
Consultora de Comunicação em Emergência
UNICEF Brasil
Telefone: (19) 99910 0026
Marco Prates
Oficial de Mudança Social e de Comportamento (SBC) e de Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99695 0123

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.