UNICEF, Alimentação Consciente Brasil e Prefeitura de Belém discutem programas de alimentação saudável e sustentável

20 janeiro 2023
Foto mostra um grupo de pessoas reunidas em volta de uma mesa de trabalho.l
UNICEF/BRZ/Ida Pietricovsky de Oliveira

Belém, 20 de janeiro de 2023 – Com o objetivo de discutir propostas para a implementação de Programas de Alimentação Saudável no ambiente escolar, o UNICEF, a Prefeitura de Belém e a organização Alimentação Consciente Brasil (ACB) se reuniram nesta quinta-feira (19/1), na Casa da ONU em Belém. Estavam presentes a secretária municipal de Educação de Belém, Márcia Bittencourt, a presidente da Fundação Municipal de Assistência do Estudante (FMAE), Bruna Cavalcante, e representando a Secretaria Municipal de Saúde, Rita Vieira. Pelo UNICEF estava o oficial de Saúde Antônio Carlos Cabral e, pela ACB, Alice Martins e Raissa Pose.

Durante o encontro, Alice e Raissa apresentaram o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), uma iniciativa da organização sem fins lucrativos. O programa é parte de um movimento global de promoção de saúde e sustentabilidade que encoraja instituições do poder público e indivíduos para que aumentem o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e grãos, que devem ser a base de uma alimentação saudável.

Um dos grandes desafios enfrentados no Brasil é o aumento da obesidade infantil, mas também da desnutrição e da má nutrição. Há pelo menos quatro anos o UNICEF promove, com a Prefeitura de Belém, ações de capacitação e mobilização visando combater esses problemas. Para Antônio Carlos, a presença da ACB em Belém é uma oportunidade de ampliar o trabalho coletivo e estreitar parcerias na definição de estratégias sobre a importância de uma alimentação adequada e promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A ACB hoje já está trabalhando com diversas prefeituras de diferentes regiões do País e, ao aderir ao programa, o município poderá promover educação nutricional e ambiental da população, estimulando hábitos saudáveis e conscientes.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.