UNICEF alerta para níveis de aprendizagem alarmantemente baixos: estima-se que apenas um terço das crianças de 10 anos em todo o mundo seja capaz de ler e entender uma história simples

Antes da Cúpula da Educação Transformadora, o UNICEF apresenta a “Learning Crisis Classroom” na sede das Nações Unidas em Nova Iorque para chamar a atenção para a necessidade urgente de transformar os sistemas educacionais em todo o mundo

16 setembro 2022
Foto mostra um gramado com cadeiras escolares conforme texto deste comunicado.
UNICEF/UN0703363/Chris Farber/UNICEF via Getty Images
Em setembro de 2022, uma vista da instalação 'Learning Crisis Classroom' do UNICEF na sede das Nações Unidas em Nova Iorque

Nova Iorque, 16 de setembro de 2022 – Antes da Cúpula da Educação Transformadora (Transforming Education Summit – TES), o UNICEF alerta que os níveis de aprendizagem são alarmantemente baixos, pois estima-se que apenas um terço dos meninos e meninas de 10 anos de idade em todo o mundo consegue ler e entender uma história simples, enquanto antes da pandemia era metade.

“Escolas com poucos recursos, professores mal pagos e mal qualificados, salas de aula superlotadas e currículos arcaicos estão minando a capacidade de nossas crianças de atingir todo o seu potencial”, disse Catherine Russell, diretora executiva do UNICEF. “A trajetória de nossos sistemas educacionais é, por definição, a trajetória de nosso futuro. Precisamos reverter as tendências atuais ou enfrentar as consequências de não educar uma geração inteira. Baixos níveis de aprendizado hoje significam menos oportunidades amanhã”.

O fechamento prolongado de escolas e a falta de acesso ao aprendizado de qualidade durante a pandemia da covid-19 expuseram e exacerbaram uma crise de aprendizagem pré-existente que deixou milhões de crianças em idade escolar em todo o mundo sem habilidades básicas de matemática e alfabetização, alerta o UNICEF.

Para chamar a atenção para a crise da educação e a necessidade de transformar o aprendizado em todo o mundo, o UNICEF divulgou hoje publicamente a “Learning Crisis Classroom”, uma sala de aula modelo que representa a escala de crianças que não conseguem aprender habilidades fundamentais essenciais. A instalação estará em exibição na entrada de visitantes da sede das Nações Unidas em Nova Iorque entre 16 e 26 de setembro.

Um terço das carteiras escolares da sala de aula modelo é feita de madeira e está em pleno funcionamento com uma mochila icônica do UNICEF colocada atrás de cada cadeira, representando o um terço das crianças de 10 anos globalmente estimadas como capazes de ler e entender uma história escrita simples – o marcador de proficiência mínima em compreensão de leitura. Os dois terços restantes das carteiras são quase invisíveis e feitos de material transparente para significar que 64% das crianças são incapazes de ler e entender uma história escrita simples aos 10 anos.

À medida que os líderes se reúnem na Cúpula da Educação Transformadora, o UNICEF está pedindo aos governos que se comprometam a alcançar todas as crianças com educação de qualidade. Está pedindo novos esforços e investimentos para rematricular e manter todas as crianças na escola, aumentar o acesso à aprendizagem corretiva e de recuperação, apoiar os professores e fornecer-lhes as ferramentas de que precisam e garantir que as escolas ofereçam um ambiente seguro e de apoio para que todas as crianças estejam prontas para aprender.

###

Download de conteúdo multimídia relacionado à instalação: https://weshare.unicef.org/Package/2AMZIF7O76YW

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.