União em prol da empregabilidade jovem
Evento ofereceu vagas de trabalho, oficinas de formação profissional, bolsas de estudo e atividades culturais para adolescentes e jovens

São Paulo, 7 de dezembro de 2023 – O evento 1MiO Conecta – Feira de Oportunidades, primeira feira presencial da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), foi realizado, no dia 28 de outubro de 2023, de maneira colaborativa com a Feira Contrate-me, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a Prefeitura de São Paulo, e contou com a participação de 360 adolescentes e jovens de 14 a 29 anos da região da Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista. O evento teve ainda a parceria estratégica da Silatech, organização internacional que conecta jovens a oportunidades econômicas e empregos, ajudando-os a se tornar cidadãos economicamente ativos e socialmente engajados nas suas comunidades.
“O evento me proporcionou diversas experiências positivas, ampliando minha visão para diversas áreas do meu trabalho que eu não imaginava. Também gostei das palestras, nas quais deram dicas de como atuar em diferentes posições e sobre como melhorar o desempenho no dia a dia profissional. Uma palavra que definiria essa experiência para mim seria incrível”, diz Gabrielly Zamboni, 16 anos, da Cidade Tiradentes.
Ao longo de um dia, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e de dialogar com 14 empresas – Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Colgate Palmolive, Unilever, Universia, Americanas, Bracell, Claro, Grupo RD-RaiaDrogasil, Mercado Livre, SOMA+AKQA, JBS, Instituto BEI e Cia de Talentos – sobre oportunidades de trabalho, tirar dúvidas em como conseguir o primeiro emprego e possibilidades de carreiras.
O evento teve quatro ambientes principais: um espaço dedicado à formação, oferecendo oficinas e mais de 1.000 bolsas de estudo; um palco para palestras ministradas por jovens empreendedores, artistas e youtubers, com o respaldo do YouTube; uma área tecnológica, que proporcionou aos jovens a oportunidade de explorar laboratórios móveis de nanotecnologia e conectividade do Senai e diversas atividades culturais, como grafite, dança e batalha de rimas e distribuição de brindes como camisetas, caixas de som e livros.
“Nós nascemos na quebrada, e existir um espaço de grafite no evento foi muito importante para representar a arte de rua, nosso bairro e a cultura do hip-hop. Esse evento teve grande valor para as pessoas da comunidade. Realmente vimos um lugar que conecta pessoas, empresas e oportunidades", conta Isaque Sergio, de 17 anos, da Cidade Tiradentes.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo esteve presente no evento por meio do programa Elabora e dos serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate). O Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) também contribuiu, oferecendo orientações para empreendedores.
Sobre o 1MiO
O 1MiO é uma das maiores articulações multissetoriais do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na erradicação da pobreza, redução das desigualdades e na promoção da equidade de gênero e do trabalho decente. Ao longo de quase três anos de existência, a iniciativa já gerou mais de 250 mil oportunidades de trabalho e formação para jovens e conta com uma rede de 144 empresas, em seis estados, 1.833 municípios do Semiárido e da Amazônia e oito centros urbanos.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.