Telefone para tira-dúvidas e entrega de autoteste de HIV e aids garantem atendimento a jovens da capital baiana em tempos de pandemia

Com o apoio do UNICEF, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador adaptou suas ações para assegurar acesso a serviços essenciais e fortalecer a resposta à infecção na cidade

05 julho 2021
Foto mostra o trailer do projeto parado na orla de Salvador, antes da pandemia de Covid-19
Denisson Brito

Salvador, 5 de julho de 2021 – Garantir acesso à informação de qualidade e ao diagnóstico precoce de HIV e aids aos jovens da capital baiana têm sido o foco do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador. Nestes tempos de pandemia da Covid-19, os serviços foram adaptados para seguir contribuindo com a aceleração e o fortalecimento da resposta ao HIV e à aids. Apenas em 2020, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, 1.701 casos foram notificados na cidade, sendo 851 (49%) na faixa etária de 20 a 34 anos. Após iniciar o atendimento com um trailer para realizar o teste rápido de HIV em locais públicos, o projeto passou a oferecer a entrega domiciliar de autoteste para o HIV e o serviço Alô prev-test, um atendimento por telefone para tirar dúvidas e solicitar o delivery do kit com o teste. O serviço é gratuito e sigiloso.

Com o apoio do UNICEF, o projeto é desenvolvido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa BA) e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). “Precisamos apoiar esses jovens, acolhê-los e garantir que tenham acesso a informações de qualidade e que podem salvar vidas. A desinformação é muito prejudicial. Neste período de pandemia, precisamos encontrar formas para manter esses serviços essenciais, respeitando todas as medidas de prevenção da Covid-19”, destaca a especialista em Saúde do UNICEF Francisca Maria Andrade.

Quem ligar para o Alô Prev-teste receberá informações sobre HIV, aids e Covid-19, além de poder solicitar a entrega do autoteste em um endereço disponibilizado. A coordenadora do Gapa BA, Gladys Almeida, ressalta que, além do teste, um Kit da Prevenção Combinada é enviado em embalagem lacrada e sem identificação para garantir o sigilo e o cuidado. “Além de o autoteste de HIV, são enviados preservativos, uma máscara e álcool em gel como medidas voltadas para evitar a Covid-19. A ideia é facilitar o acesso ao autoteste, principalmente em tempos de pandemia”, conta Gladys.

O autoteste para o HIV tem 99% de chance de um resultado seguro. Mesmo assim, caso o resultado seja reagente (positivo para o HIV), é preciso realizar um teste confirmatório em um dos Serviços Especializados de Atenção em Aids. O Kit da Prevenção Combinada inclui um material com o endereço desses serviços, mas o projeto também disponibiliza orientações e apoio emocional, jurídico e social após a testagem. “É importante saber que essas pessoas não estão sozinhas e que existe uma equipe para acolhimento de todos e todas”, destaca Gladys. O Alô Prev-teste funciona de segunda a sexta-feira pelos telefones (71) 99308 8687, das 9h às 13h, e (71) 99309 0688, das 13h às 18h.

Histórico – A fim de contribuir para acelerar a resposta à epidemia de HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Brasil, o UNICEF iniciou, no ano de 2013, em Fortaleza (CE), o projeto-piloto “Fique Sabendo Jovem”. O projeto tinha como público principal adolescentes e jovens entre 15 a 24 anos, especialmente aqueles em maior vulnerabilidade. A implementação se deu em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, organizações não governamentais, como a RNP-CE e redes de adolescentes e jovens. Após dois anos, a iniciativa seguiu para Porto Alegre (RS) e, posteriormente, foi implementada – já com o nome de Viva Melhor Sabendo Jovem – nas cidades de Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913
Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.