SuperVia e UNICEF distribuem kit de higiene pessoal e limpeza em comunidades próximas à linha do trem

10 agosto 2020
kits com material de limpeza e higiene estão empilhados em um carrinho para distribuição
UNICEF/BRZ/João Laet

Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2020 – A SuperVia se uniu à corrente de solidariedade espalhada por todo o Brasil para doar kits com materiais de higiene pessoal e limpeza para 2.345 famílias de comunidades que margeiam a linha férrea no Rio de Janeiro. A doação beneficiará cerca de 9,4 mil pessoas e será feita com recursos da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, que faz parte da Mitsui & Co. (Brasil) S.A., uma das empresas japonesas que detêm o controle acionário da concessionária.

A ação, realizada em parceria com o UNICEF, está distribuindo o material em articulação com ONG’s que atuam nessas comunidades e é focada em famílias lideradas por mulheres e/ou jovens mães. Os kits começaram a ser entregues no dia 6 de agosto nas comunidades da Pedreira, Chapadão e Palmeirinha, localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e Muquiço e Providência, no Centro da capital fluminense. A distribuição seguirá ao longo de agosto e terá, no total, mais de 112,5 mil itens de limpeza e higiene.

“O sistema ferroviário do Rio de Janeiro é margeado por diversas comunidades com população de baixa renda e carente de infraestrutura e saneamento. Com o cenário de crise instaurado no País em função da pandemia do novo coronavírus, a população que vive em situação de vulnerabilidade é quem mais precisa de ajuda para conseguir sobreviver. Como estamos contando com a parceria do UNICEF, as doações serão destinadas a famílias com crianças e adolescentes”, informou Antonio Carlos Sanches, presidente da SuperVia.

“Cuidar da higiene e proteger a saúde é um direito básico de cada criança, cada adolescente, cada família”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do UNICEF na Região Sudeste. “Diante da pandemia da Covid-19, é essencial buscar alternativas para que as famílias – especialmente as mais vulneráveis – tenham acesso a itens críticos de higiene e limpeza, e também à informação confiável”, completa. “Por isso, estamos muito satisfeitos em chegar a mais famílias em parceria com a SuperVia e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil”.

Como lavar as mãos e manter a limpeza dos ambientes são medidas efetivas de prevenção contra o novo coronavírus, a ação foi concentrada em doar itens que ajudem na higiene pessoal e limpeza das casas. O kit de higiene pessoal e doméstico foi montado considerando a necessidade de uma família de quatro pessoas, durante um mês, e cada família receberá dois deles. Os kits são compostos por dez sabonetes, cinco sabões em pedra, dois detergentes líquidos, quatro frascos de álcool em gel (430 ml), três litros de água sanitária e três pacotes de absorvente higiênico. Também estão sendo entregues folhetos educativos com dicas de prevenção.

Por preocupação e indicação da SuperVia, as comunidades beneficiadas estão localizadas nos cinco ramais atendidos pela concessionária. A seleção das comunidades contempladas foi feita pelo UNICEF e a SuperVia levando-se em conta aquelas com alta vulnerabilidade social e com projetos já realizados pelo Fundo ou por seus parceiros.

  • Ramal Deodoro: Muquiço; Providência; Morro do Pinto.
  • Ramal Santa Cruz: Curral das Éguas; Vila Vintém.
  • Ramal Japeri: Caixa d’água; Chatuba.
  • Ramal Saracuruna: Vigário; Lixão.
  • Ramal Belford Roxo: Pedreira; Chapadão; Palmeirinha.


Além de a doação, a ação está envolvendo o fortalecimento de cinco núcleos de jovens dessas comunidades para produção e divulgação de conteúdo sobre prevenção ao novo coronavírus em canais digitais.

Outras ações de prevenção
Desde os primeiros sinais de transmissão da doença no Estado do Rio de Janeiro, a SuperVia adotou uma série de medidas preventivas. Equipes extras de limpeza realizam a desinfecção dos trens quando chegam à Central do Brasil, antes de suas partidas para novas viagens, durante todo o dia. A limpeza é feita no interior das composições, como em balaústres, alças pega-mão e bagageiros. As estações de maior movimento também estão recebendo higienização especial nas catracas e validadores. Paralelamente, a SuperVia está utilizando os seus canais de comunicação para divulgar informações de prevenção à Covid-19.

Fundação Mitsui Bussan do Brasil
A Fundação Mitsui Bussan do Brasil foi criada em fevereiro de 2008 pela Mitsui & Co. (Brasil) S.A., Mitsui Rail Capital Latin America (MRCLA), Mitsui Alimentos e Mitsui Gás e Energia do Brasil. A Fundação apoia atividades nas áreas de educação, meio ambiente, social e intercâmbio bilateral entre o Japão e o Brasil, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da relação e colaboração entre os dois países.

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856
Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 3035 1979
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.