Serviços de saúde e educação de Salvador são certificados como amigos da primeira infância

Unidades de Saúde e Centros de Educação Infantil foram reconhecidos pelos avanços no atendimento a crianças de até 6 anos e suas famílias

16 agosto 2023
Grupo de pessoas segurando um certificado posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas
Representantes dos serviços de educação infantil certificados como amigos da primeira infância em Salvador.

Salvador, 16 de agosto de 2023 – A cidade de Salvador possui agora 30 serviços de saúde e educação reconhecidos como Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapis). A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizada pela Prefeitura de Salvador e parceiros, certificou unidades que apresentaram importantes avanços no atendimento voltado a crianças com até 6 anos de idade e suas famílias. A certificação foi realizada nesta segunda-feira (14), em cerimônia no Centro de Educação Hora da Criança, no Rio Vermelho.

Esta edição da Uapi foi desenvolvida em Salvador entre novembro de 2021 e agosto de 2023, envolvendo equipes de 19 Unidades de Saúde e 34 Centros Municipais de Educação Infantil. Por meio dessa iniciativa, as equipes inscritas participaram de capacitações, de elaboração de diagnóstico, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Entre as abordagens utilizadas, estão treinamentos nas áreas de proteção da criança contra violência, incluindo o racismo, e o atendimento às crianças com atraso no desenvolvimento, deficiência e doenças raras.

Grupo de pessoas segurando um certificado posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas
Representantes dos serviços de saúde certificados como amigos da primeira infância em Salvador.

Francisca Maria Andrade, especialista em Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF, destacou que “a cerimônia de certificação proporcionou não somente o reconhecimento dos esforços das equipes que participaram, como também foi uma oportunidade para dar visibilidade aos serviços certificados, com isso demonstrando que é possível avançar nos indicadores de saúde e de educação para assegurar os direitos da primeira infância”.

Entre os principais avanços na saúde, destaca-se a melhoria das coberturas vacinais, do acesso ao pré-natal e do aleitamento materno exclusivo. Na educação, chamou atenção a melhoria no planejamento institucional adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, garantindo multiplicidade e linguagens.

Outro esforço reconhecido nos serviços foi o aprimoramento da gestão por resultados com sistemas de monitoramento e avaliação do atendimento oferecido às crianças, a exemplo do sistema Vida na Saúde e do Indique na Educação.

Esta edição registrou avanços relevantes em todos os 53 serviços inscritos, reconhecendo os 30 certificados como os que obtiveram a pontuação necessária na metodologia da iniciativa Uapi.

Além de mostrar os avanços, a iniciativa visa identificar os desafios para otimizar os processos de trabalho, contribuir para a união de esforços e a articulação intersetorial pela primeira infância.

Para apoiar a implementação, o monitoramento, a avaliação e a certificação da Uapi em Salvador foi formado um Comitê Científico, composto pelas seguintes instituições: Secretarias Municipais de Saúde, Educação, de Políticas de Mulheres, Infância e Juventude, a Secretaria de Governo, por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), Avante Educação e Mobilização Social e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

A Uapi também reforça a #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa desenvolvida na região de Valéria por meio de outra parceria entre o UNICEF e a Prefeitura de Salvador.

Uma mulher e um homem posam para a foto
UNICEF/BRZ/Manuela Cavadas
Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador, e Vaner José do Prado, dos Correios, fazem o lançamento na Bahia dos selos comemorativos sobre amamentação.

Lançamento de selos comemorativos – Durante o evento de certificação da Uapi, também ocorreu o lançamento regional dos selos comemorativos dos Correios e do UNICEF sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. As ilustrações dos selos trazem mulheres negras, indígenas e brancas amamentando bebês, representando a diversidade do Brasil.

Unidades Amigas da Primeira Infância de ensino certificadas na Edição 2021 - 2023: 
Escola Municipal São Damião 
Creche e Pré-escola Primeiro Passo Canabrava 
Creche e Pré-escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII 
Creche e Pré-escola Primeiro Passo Cajazeiras X 
CMEI Professor Antonio Pithon Pinto 
CMEI Pio Bittencourt 
CMEI Nossa Senhora da Vitória 
CMEI Mosa Berbet 
CMEI Virgem de La Almudena 
CMEI Lindaura Andrade Mendonça 
CMEI Cecy Andrade 
CMEI Arlete Magalhães 
Cristã Feminina 
CMEI Joaquim Santos 
CMEI Geórgia Maria Barradas Carneiro 
CMEI Epifânia Silva 
CMEI Educar é Viver 
CMEI Abrigo de Salvador 
CMEI Augusto Lopes Pontes 
CMEI Abdias Nascimento 

Unidades Amigas da Primeira Infância de saúde certificadas na Edição 2021 - 2023:  
UBS Nelson Piauhy Dourado 
USF Alto Do Cruzeiro 
USF Aristides Pereira Maltez 
USF Boa Vista Do Lobato 
USF Canabrava 
USF Capelinha De São Caetano 
USF Do Candeal Pequeno 
USF Imbuí 
USF Jardim Campo Verde 
USF KM 17 

Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi)
A iniciativa ocorre em seis capitais e conta com a parceria estratégica da Roche e instituições locais, que buscam melhorar o atendimento a crianças na primeira infância, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras.

#AgendaCidadeUNICEF
A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital baiana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura de Salvador e o UNICEF foi o de Valéria.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.