Serviços de saúde e educação de Salvador são certificados como amigos da primeira infância
Unidades de Saúde e Centros de Educação Infantil foram reconhecidos pelos avanços no atendimento a crianças de até 6 anos e suas famílias

Salvador, 16 de agosto de 2023 – A cidade de Salvador possui agora 30 serviços de saúde e educação reconhecidos como Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapis). A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizada pela Prefeitura de Salvador e parceiros, certificou unidades que apresentaram importantes avanços no atendimento voltado a crianças com até 6 anos de idade e suas famílias. A certificação foi realizada nesta segunda-feira (14), em cerimônia no Centro de Educação Hora da Criança, no Rio Vermelho.
Esta edição da Uapi foi desenvolvida em Salvador entre novembro de 2021 e agosto de 2023, envolvendo equipes de 19 Unidades de Saúde e 34 Centros Municipais de Educação Infantil. Por meio dessa iniciativa, as equipes inscritas participaram de capacitações, de elaboração de diagnóstico, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Entre as abordagens utilizadas, estão treinamentos nas áreas de proteção da criança contra violência, incluindo o racismo, e o atendimento às crianças com atraso no desenvolvimento, deficiência e doenças raras.

Francisca Maria Andrade, especialista em Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF, destacou que “a cerimônia de certificação proporcionou não somente o reconhecimento dos esforços das equipes que participaram, como também foi uma oportunidade para dar visibilidade aos serviços certificados, com isso demonstrando que é possível avançar nos indicadores de saúde e de educação para assegurar os direitos da primeira infância”.
Entre os principais avanços na saúde, destaca-se a melhoria das coberturas vacinais, do acesso ao pré-natal e do aleitamento materno exclusivo. Na educação, chamou atenção a melhoria no planejamento institucional adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, garantindo multiplicidade e linguagens.
Outro esforço reconhecido nos serviços foi o aprimoramento da gestão por resultados com sistemas de monitoramento e avaliação do atendimento oferecido às crianças, a exemplo do sistema Vida na Saúde e do Indique na Educação.
Esta edição registrou avanços relevantes em todos os 53 serviços inscritos, reconhecendo os 30 certificados como os que obtiveram a pontuação necessária na metodologia da iniciativa Uapi.
Além de mostrar os avanços, a iniciativa visa identificar os desafios para otimizar os processos de trabalho, contribuir para a união de esforços e a articulação intersetorial pela primeira infância.
Para apoiar a implementação, o monitoramento, a avaliação e a certificação da Uapi em Salvador foi formado um Comitê Científico, composto pelas seguintes instituições: Secretarias Municipais de Saúde, Educação, de Políticas de Mulheres, Infância e Juventude, a Secretaria de Governo, por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), Avante Educação e Mobilização Social e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).
A Uapi também reforça a #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa desenvolvida na região de Valéria por meio de outra parceria entre o UNICEF e a Prefeitura de Salvador.

Lançamento de selos comemorativos – Durante o evento de certificação da Uapi, também ocorreu o lançamento regional dos selos comemorativos dos Correios e do UNICEF sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. As ilustrações dos selos trazem mulheres negras, indígenas e brancas amamentando bebês, representando a diversidade do Brasil.
Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi)
A iniciativa ocorre em seis capitais e conta com a parceria estratégica da Roche e instituições locais, que buscam melhorar o atendimento a crianças na primeira infância, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras.
#AgendaCidadeUNICEF
A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital baiana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura de Salvador e o UNICEF foi o de Valéria.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.