Semana Municipal da Primeira Infância começa na próxima segunda com debate sobre cidadania e os desafios e as potencialidades da primeira infância em São Paulo

Evento será híbrido (online e presencial) e vai reunir especialistas de diversas áreas

28 julho 2022
Logo da semana municipal da primeira infância de São Paulo 2022
Prefeitura de São Paulo

São Paulo, 28 de julho de 2022 – A primeira infância – período que vai do nascimento até os 6 anos – é de extrema importância na vida das crianças. É nessa fase que se desenvolvem as estruturas e os circuitos cerebrais e, por consequência, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas, essenciais na vida adulta. Por isso, o investimento nessa faixa etária é crucial para quebrar ciclos de pobreza e violência e reduzir as desigualdades.

Para promover a reflexão e debates sobre temas relacionados à primeira infância e atividades interativas para as crianças, famílias e cuidadores/as, a Prefeitura de São Paulo instituiu em seu calendário oficial, em 2018, a Semana Municipal da Primeira Infância, que ocorre sempre na primeira semana de agosto.

A quinta edição ocorrerá de 1º a 5 de agosto de forma híbrida, com atividades presenciais e online, e é fruto de uma parceria da prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A abertura oficinal da Semana ocorrerá no dia 2 de agosto, às 10h, na sede da Prefeitura, com a presença do especialista Vital Didonet, da Rede Nacional Primeira Infância; da colunista do jornal Estadão Carolina Delboni; da coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga; e do secretário executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Governo Municipal, Alexis Vargas, refletindo sobre desafios e perspectivas para garantia plena dos direitos das crianças na primeira infância (educação, vacinação, segurança, nutrição).

Já na segunda-feira (1º de agosto), com o tema “Participação também é coisa de criança”, especialistas vão debater a importância do estímulo e da participação das crianças desde os primeiros anos de vida na tomada de decisão, e ocorrerão oficinas sobre parentalidade responsável e a cultura popular brasileira na escola.

Serviço:
V Semana Municipal da Primeira Infância – Ser criança em São Paulo

Painel temático: Participação também é coisa de criança
Quando
: Segunda-feira 1º de agosto
Onde: youtube.com/c/primeirainfanciapmsp

Sessão de abertura: Potencialidades e desafios da primeira infância em São Paulo: Investir no presente, construir o futuro
Quando: Terça-feira 2 de agosto
Onde: Viaduto do Chá, 15, 7º andar
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/v-semana-municipal-da-primeira-infancia-sessao-de-abertura/1656808

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.