São João de São Luís neste ano é das crianças e dos adolescentes

A representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, estará entre os dias 19 e 21 no Maranhão, dialogando com governos e sociedade sobre direitos de crianças e adolescentes

17 Junho 2019
um grupo de crianças com uniforme escolar mexem os braços e olham para frente
UNICEF/BRZ/Raoni Libório

São Luís, 17 de junho de 2019 – O São João de São Luís (MA) deste ano será marcado por uma ampla agenda em favor dos direitos de crianças e adolescentes. A influenciadora digital Thaynara OG, que realizará um grande evento nesta quarta-feira, dia 19, com participação de cantores, de grupos de Bumba-meu-Boi, artistas locais e nacionais e outras atrações, vai dedicá-lo, bem como a sua arrecadação, ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Maranhão.

Para participar dessa e de outras agendas no Estado, a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, estará na capital maranhense, onde também vai se encontrar com o governador Flavio Dino, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, além de inaugurar o novo espaço do UNICEF no Ministério Público do Estado e realizar uma visita ao município de Bequimão. Florence se encontrará ainda com adolescentes do bairro Cidade Operária de São Luís e em Bequimão, visando dialogar sobre protagonismo, empoderamento de meninas, entre outros temas.

Florence, acompanhada da coordenadora do UNICEF no Estado, Ofélia Silva, vai dialogar com o governador e sua equipe sobre os progressos das iniciativas que estão sendo realizadas em parceria no Estado, tais como o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), em que se destacam como prioridades a redução da mortalidade materna e infantil, o empoderamento e a participação de adolescentes e jovens para a redução da violência e a inclusão escolar, por meio do apoio ao Pacto pela Aprendizagem, com as metodologias do Busca Ativa Escolar, Indique e Trajetórias de Sucesso Escolar.

Nessas iniciativas, o UNICEF tem trabalhado em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação, Articulação de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Articulação Institucional para priorizar impactos nos 52 municípios considerados prioritários tanto pelo UNICEF como pelo programa +IDH do Governo do Estado do Maranhão.

No diálogo com o prefeito Edivaldo Holanda, será discutido o fortalecimento da estratégia de impacto da PCU com foco na macrorregião da Cidade Operária, parceria que o UNICEF já vem desenvolvendo com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, e Assistência Social e Criança e Adolescente, além da ONG Solivida e do Ministério Público do Maranhão. 

Ainda em São Luís, a agenda incluirá a inauguração do novo espaço do UNICEF no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão (CCMP), com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão. O espaço consolida a parceria com o Ministério Público do Estado que atualmente se desenvolve em torno da educação em direitos humanos e participação de adolescentes e jovens, além do monitoramento da violência, e soluções não violentas de conflitos nas escolas e comunidades.

Em Bequimão, Florence Bauer e Ofélia Silva vão se reunir com o prefeito Antônio José Martins, além de com sua equipe e lideranças locais, incluindo meninas e jovens das comunidades quilombolas. Bequimão é um município participante do Selo UNICEF que está na região de Pinheiro, Baixada Maranhense, área considerada prioritária em face dos desafios de seu contexto para a infância e adolescência da baixada.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (91) 3073 5700

Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.