Representante do UNICEF se reúne com governador do Maranhão

O tema do encontro em São Luís foi a cooperação pela inclusão social e produtiva de crianças, adolescentes e jovens

21 fevereiro 2024
Representante UNICEF com o governador do Maranhão
Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão

São Luís, 20 de fevereiro de 2024 – O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, se reuniram no Palácio dos Leões, nesta terça-feira (20), em São Luís. No encontro, eles e suas equipes debateram o fortalecimento da parceria entre o Estado e o UNICEF, com foco na geração de oportunidades de educação e de empregabilidade para adolescentes e jovens e na proteção de outros direitos fundamentais da infância e adolescência.

Na reunião, o UNICEF propôs mais uma etapa no trabalho conjunto com o Governo do Maranhão: uma iniciativa para apoiar a formação de meninas e meninos na rede pública de ensino e incentivar a inovação, a liderança e a participação social. Nomeada “Adolescentes e Jovens do Maranhão:  Inclusão, Desenvolvimento e Inovação", a iniciativa busca fortalecer a cultura da inclusão e sucesso escolar na rede pública de ensino; oferecer oportunidades e aprendizagens para uma transição positiva da escola para o mundo do trabalho e da vida; e reduzir exclusões e violências que afastam da aprendizagem e proteção.

Reunião entre UNICEF e governador do Maranhão no Palácio dos Leões
Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão

O projeto será implementado através da parceria com as redes de ensino estaduais e municipais, fortalecendo a aplicação integrada de metodologias como Projetos de Vida, Educação Que Protege, Busca Ativa Escolar, Saúde Mental e a plataforma 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) do UNICEF - uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“Queremos avançar ainda mais em nossa cooperação com o Maranhão, que já trouxe resultados importantes para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes no estado”, disse o representante do UNICEF, na reunião. “Dessa vez, com um olhar especial para a inovação, a inclusão e o desenvolvimento social e tecnológico, apoiando o potencial do Maranhão neste setor e alavancando políticas transformadoras voltadas à infância e à adolescência”.

Para o governador Carlos Brandão, o encontro foi um momento importante entre o UNICEF e o governo do Estado. "Vamos firmar uma parceria para a qualificação profissional, garantir o futuro dos nossos jovens, tanto dos Iemas como do Centro Educa Mais. Não tenho dúvida de que isso vai preparar esses jovens para o futuro, para poderem ingressar no mercado de trabalho. Mais uma conquista para a educação do nosso estado!”, destacou ele.

Participantes da reunião entre o UNICEF e governo do Maranhão
Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão

Além do Governador do estado, participaram da reunião os secretários estaduais de Saúde, da Mulher e de Direitos Humanos e Participação Popular e a secretária adjunta de Acompanhamento das Ações Governamentais Prioritárias da Secretaria Geral da Governadoria. A equipe do UNICEF esteve representada ainda por Sonia Yeo, chefe de Comunicação e Advocacy; Judith Léveillée, coordenadora do Território Amazônico; Ofélia Silva, chefe do escritório do UNICEF em São Luís; Claudia Porto, assistente de projetos; Anelise Timm, especialista em Primeira Infância; e Lissandra Leite, especialista em Educação e Proteção de Crianças e Adolescentes Contra a Violência.

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.