Representante do UNICEF e ministra da Saúde se reúnem em Brasília

Encontro teve como foco principal as estratégias para ampliar a imunização infantil no País

24 março 2023
Foto mostra um grupo de pessoas, entre elas, o representante do UNICEF no Brasil e a ministra da Saúde do Brasil e funcionários do UNICEF.
Walterson Rosa/MS

Brasília, 24 de março de 2023 – O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniram na manhã desta sexta-feira (24/3), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília (DF). A reunião teve como objetivo fortalecer parcerias institucionais para a garantia do direito de crianças e adolescentes à saúde, com destaque especial para a imunização infantil.

O Brasil tem um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), e sempre se destacou por seu Programa Nacional de Imunizações (PNI) – o maior do mundo, criado em 1973 e referência para diversos países. Infelizmente, a cobertura de vacinação vem caindo no País desde 2015 – com o cenário se agravando na pandemia. Dentro desse cenário, o Brasil está entre os 20 países com maior número de crianças que não receberam nenhuma vacina. Em 2021, eram 710 mil crianças.

A Ministra afirmou que compartilha das preocupações do UNICEF com a imunização infantil e destacou que o tema está entre as grandes prioridades do Ministério, por meio de diversas ações e políticas. Youssouf e Nísia discutiram oportunidades de colaboração, incluindo o apoio do UNICEF às campanhas nacionais de imunização, utilizando sua grande capilaridade e a presença em mais de 2 mil municípios para potencializar mensagens e engajar famílias.

“Tendo em vista a expertise histórica de décadas de sucesso do PNI, bem como o recente lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, estamos aqui para buscar sinergias e trabalhar junto com o Ministério para retomar o protagonismo brasileiro na imunização infantil”, afirmou Youssouf.

Outro tema de destaque no encontro foi a crise sanitária yanomami. A ministra agradeceu o apoio que UNICEF vem prestando às políticas de saúde em Roraima, em colaboração com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Youssouf reforçou o compromisso do UNICEF em ajudar o Brasil a reverter essa crise e garantir a saúde e os demais direitos de crianças e adolescentes indígenas.

Também foram abordadas, no encontro, outras agendas em que UNICEF e Ministério da Saúde podem cooperar, incluindo nutrição, desenvolvimento infantil, saúde de adolescentes e saúde mental. A ministra chamou a atenção, ainda, para a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, tema em que a Saúde pode trabalhar de forma articulada com outras áreas, trazendo contribuições importantes.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.